Cultura do kiwi deverá registar produtividade acima da média

 Em Notícias

O INE prevê, globalmente, um rendimento unitário de 12,75 toneladas por hectare na cultura do kiwi, na campanha de 2018, significando um aumento de 20% relativamente à média dos últimos 5 anos.

A colheita das variedades precoces de kiwi, nomeadamente da Soreli e da Earligreen, iniciou-se no final de Setembro, com um atraso de cerca de três semanas face ao habitual.

Diz o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Outubro de 2018, do Instituto Nacional de Estatística (INE) que a carga de frutos é muito heterogénea, principalmente em resultado da intensidade da exposição do pomar às condições meteorológicas adversas (precipitação e baixas temperaturas) que ocorreram por altura da floração/polinização.

Rendimento unitário de 12,75 toneladas por hectare

Ainda assim, os técnicos do INE, globalmente, prevêm um rendimento unitário de 12,75 toneladas por hectare, 20% acima da média dos alcançados nos últimos cinco anos.

De referir que existe alguma expectativa, por parte dos produtores, que a precipitação de Outubro e as baixas temperaturas, especialmente as nocturnas, permitam acelerar a maturação dos frutos da principal variedade cultivada em Portugal (Hayward), evitando atrasar o início da colheita para finais de Novembro.

Fonte: revista Agricultura e Mar Actual.

Deixe o seu comentário

Comece a escrever e pressione "Enter" para mostrar os resultados

Vinho: valor das exportações deverá ultrapassar os €800 milhõesUtilizar bactérias e fungos para tornar as plantas resilientes às Alterações Climáticas