Desenvolvida tecnologia para prolongar validade de frutas e legumes frescos

 In Artigos Técnicos & Comerciais, Tecnologia

A Sirane Food Packaging, empresa de desenvolvimento de soluções para a indústria alimentar, desenvolveu uma tecnologia que promete ajudar as empresas na exportação de frutas e legumes frescos: uma almofada absorvente que prolonga o tempo de vida útil dos alimentos e protege de impactos.

Desde características anti-fúngicas, absorção da humidade, e proteção durante o transporte, a multinacional de origem britânica tem efetuado uma forte aposta em Investigação e Desenvolvimento nas áreas de embalamento e transporte que começa agora a dar frutos.

A almofada absorvente combina a tecnologia de prolongamento de validade com a capacidade de absorção e proteção proporcionada pela almofada de amortecimento.
“Esta tecnologia impede o crescimento de fungos, recriando no interior da embalagem o ambiente ideal para manter a qualidade, sabor e textura dos produtos, prolongando a vida dos alimentos por mais alguns dias”, afirma David Silva, representante da marca em Portugal.

Este novo absorvente contêm uma combinação de bioflavonoides naturais e ácidos orgânicos que, quando ativados pela mistura no seu interior, potenciam de forma natural as defesas dos frutos, providenciando uma maior proteção e resistência, contribuindo assim para a redução do desperdício em alimentos.
Esta almofada ajuda a preservar a qualidade acrescentado também valor na exportação de frutas a longas distâncias e serve na perfeição ao uso em fruta cortada.

absorvente_kiwi
morango-absorvente

 

Várias Soluções para várias necessidades

Esta tecnologia pode ser fornecida juntamente com outras soluções, tais como absorventes com tecnologia de amortecimento para prevenir danos no transporte em pequenos frutos.

A Sirane desenvolveu também duas tecnologias complementares para fornecer “a melhor solução para as diferentes necessidades que o mercado apresenta”: tecnologia anti-fúngica, que contém materiais naturais ativos que inibem o crescimento de fungos e bolor na fruta; tecnologia de absorção de etileno, que incorpora uma ação natural ativa que absorve o etileno libertado pela fruta durante o processo de amadurecimento. O etileno é o agente mais potente no processo de amadurecimento da fruta e vegetais e a sua absorção eficaz tem um benefício comprovado e significativo na extensão do prazo de validade.
“Estas tecnologias são também versáteis, funcionando de forma independente ou associadas num único produto”, afirma David Silva.

Toda a tecnologia é completamente natural e segura para contacto com alimentos, podendo ainda ser usadas conjuntamente com outros produtos desenvolvidos pela empresa para um aumento adicional da validade.

E esta tecnologia dirige-se a todos os frescos ou apenas a alguns produtos específicos? “A todos, mas, naturalmente, produtos mais facilmente perecíveis irão beneficiar mais com a utilização das almofadas”, afirma o Representa da Sirane em Portugal. “Pequenos frutos, como mirtilo ou framboesa, espargos, kiwi, cogumelos, uva de mesa ou citrinos são alguns dos produtos em que as almofadas absorventes já têm demonstrado excelentes resultados e deixado satisfeitos produtores, distribuidores e retalhistas, um pouco por todo o mundo”. Relativamente aos custos, estes “não são mais caros do que as almofadas convencionais existentes no mercado, o que muda é o grau de proteção, o tempo de prateleira e, consequentemente, a redução do desperdício”.
Estas almofadas absorventes já têm a certificação e aprovação da EFSA e da FDA.

Para mais informações: david.silva70@sapo.pt | +351 966 062 562

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

Produção e Comercialização de Cogumelos