Fipa lança formação sobre controlo de pesticidas nos alimentos

 Em Notícias

A FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-alimentares está a organizar uma formação sobre “Controlo de Pesticidas nos Alimentos”, a realizar no próximo dia 19 de Junho de 2018, das 9h30 às 17h30, nas suas instalações, em Lisboa.

O objectivo desta acção passa por abordar os pesticidas a nível da sua monitorização e controlo na agro-indústria e destina-se a responsáveis de qualidade, de laboratórios, de I&D e de produção e colaboradores envolvidos.

As necessidades alimentares mundiais “exigiram o aumento da produção agrícola, ocorrendo simultaneamente o desenvolvimento de pesticidas para dar resposta a uma produção em grande escala”, refere fonte da organização. A

E adianta que a utilização dos pesticidas, “necessária em muitas circunstâncias, obedece ao cumprimento rigoroso das recomendações ou exigências regulamentares, de forma a minimizar as consequências para o ambiente e para a saúde, quer por via da aplicação quer por consumo dos alimentos”.

Monitorização da segurança alimentar

Assim, paralelamente ao acompanhamento pelas autoridades Nacionais e Europeias ao nível da aprovação ou retirada de pesticidas, das suas regras de utilização, bem como do estabelecimento dos limites máximos de resíduos nos alimentos, “têm as agro-indústrias um papel importante na monitorização e garantia da segurança alimentar dos produtos que transformam e comercializam”, salienta a FIPA.

Programa

  • Apresentação
  • Os pesticidas
  • A regulamentação aplicável
  • Instrumentos europeus facilitadores da informação sobre os pesticidas aprovados, as condições de utilização e os LMR.
  • Como monitorizar e controlar
  • Inscrições aqui.

Fonte: revista Agricultura e Mar Actual.

Deixe o seu comentário

Comece a escrever e pressione "Enter" para mostrar os resultados