MR2: estufas agrícolas ideais para culturas intensivas

 Em Artigos Técnicos & Comerciais, Fruticultura, Horticultura

A estufa MR2, desenvolvida pela PRILUX, é uma estrutura para uso profissional, desenvolvida para produções intensivas, que exigem maior controlo dos fatores climáticos.

As estufas agrícolas são um meio para o agricultor contornar as limitações climáticas de uma determinada zona geográfica para atingir os objetivos de produção. Nas estufas agrícolas, é possível cultivar num ambiente controlado, totalmente protegido de fatores climáticos – chuvas, granizos, geadas, calor extremo… – sendo possível manter as plantas em desenvolvimento dentro de um clima parcial ou totalmente controlado. Ao permitir controlar o fator “clima”, passa a ser possível apostar em culturas agrícolas que, de outra forma, não sobreviveriam em certas épocas do ano ou, por outro lado, a quantidade produzida não geraria uma rentabilidade que permitisse a viabilidade económica da cultura.

Dependendo das especificações técnicas de cada estufa, existem fatores críticos a ter em conta, como o controlo da temperatura, dos níveis de luminosidade e humidade do ar. As estufas agrícolas podem ser usadas para colmatar as deficiências dos solos, deficiências de exposição solar, entre outros fatores.

As estufas são usadas frequentemente para o cultivo de flores, hortícolas e frutas. É possível aplicar sistemas de hidroponia neste tipo de estruturas, o que permite um maior aproveitamento de espaço e em certos casos, melhor qualidade e mais quantidade de produção.

A gestão de um ambiente fechado tem algumas particularidades, exigindo cuidados especiais no controlo de doenças e pragas, temperatura ou níveis de humidade extremos, bem como a necessidade de um sistema de irrigação em spray ou gota a gota.

Estufas Agrícolas MR2

A PRILUX, empresa de estruturas e equipamentos para o setor agrícola, desenvolve e comercializa a estufa MR2, uma estrutura para uso profissional, desenvolvida para a produções intensivas, que exigem maior controlo dos fatores climáticos.

As estufas MR2 são estruturas de lados retos e teto curto, adaptando-se a vários tipos de terrenos. O seu design foi concebido para providenciar uma maior resistência às intempéries. Este tipo de estrutura permite a construção de multitúneis, diminuindo espaços mortos e maximizando a área cultivável. Rentabiliza o espaço e a amplitude da área cultivável, ideal para cultivos em zonas climaticamente desfavoráveis ou microclimas.

Esta estufa está disponível em várias dimensões:

Altura Pé Direito
– 2,00 metros; 2,50 metros; 3 metros; 3,5 metros; 4 metros.

Largura
– 6 metros; 8 metros; 10 metros; 12 metros;

As estufas MR2 têm espaçamento de pilares de 3 em 3m, com possibilidade de abertura zenital ¼ e tutoragem.

Relativamente à estrutura, as estufas MR2 têm o teto em arco, com perfis tubulares de aço ø 60×1,5 mm ou ø 60×3,5 mm. Este teto permite a renovação do ar e a otimiza a intensidade máxima de luz dentro da estufa. Para além disso, reduz a sombra entre os túneis e providencia uma maior resistência ao vento. A cobertura pode ser constituída por plástico ou rede de insetos. Possui uma caleira entre túnel, em aço galvanizado de 2mm. As janelas laterais podem vir equipadas com dois sistemas diferentes: enroladores manuais e braços telescópicos; ou automatizadas com motor redutor e cardan. A estufa tem também um reforço na Barra de Cultivo com uma travação de aço de ø 30 mm. Os pilares têm uma espessura de ø 60x2mm em aço galvanizado Z275.

Éstufas Agrícolas MR2

As estufas MR2 são uma ótima solução para profissionais que necessitem de uma estrutura robusta, resistente e a preços competitivos, de forma a garantir a qualidade de produção e, ao mesmo tempo, não comprometer a viabilidade económica das culturas.

———————————————————————————————————————

Para mais informações:  tel.: +351 234 780 050 | geral@prilux.pt | www.prilux.pt

Comece a escrever e pressione "Enter" para mostrar os resultados