PDR2020 tem apoios aos produtores de citrinos contra o citrus greening

 Em Notícias

A autoridade gestora do Plano de Desenvolvimento Rural — 2014-2020 (PDR 2020) acaba de abrir candidaturas para apoios ao combate e preservação das culturas de citrinos. As candidaturas à operação “Investimentos na Exploração Agrícola” – (Anúncio nº 13/Acção 3.2/2018) decorrem até 31 de Agosto de 2018.

Esta medida deve-se à detecção de Trioza erytreae, ou psila africana dos citrinos, que pode provocar a doença Citrus Greening, em algumas regiões do País, dado o alargamento progressivo da zona infestada por este insecto.

Assim, as candidaturas devem prosseguir os seguintes objetivos:

Reforçar a viabilidade dos viveiros agrícolas existentes, promovendo a inovação, a capacitação organizacional e a reconversão das empresas;
Preservar e melhorar o ambiente, assegurando a compatibilidade dos investimentos com as normas de protecção e controlo fitossanitário em vigor;
Produção de plantas da família das Rutáceas: Citrus L.; Choisya Kunt; Fortunella swingle; Poncirus Raf. e seus híbridos, Casimiroa La Llave; Clausena Burm. F, Murraya J. Koenig ex L. Vepris Comm., Zanthoxilum L., em local com a protecção física completa relativa à Trioza erytreae.

Intervenções a apoiar

A tipologia de intervenção a apoiar respeita a investimentos em viveiros para a produção de plantas de citrinos ou outras rutáceas, que se encontrem em actividade, sem aumento de área superior a 10% e cujo valor total seja superior a 25.000 euros.

Os apoios são concedidos sob a forma de subvenção não reembolsável, para os investimentos elegíveis até 700.000 euros por beneficiário e de subvenção reembolsável no que exceder aquele montante, até ao valor máximo de 5 milhões de euros de investimento elegível por beneficiário. A estes valores será deduzido o apoio atribuído em concursos anteriores.

Candidaturas

As candidaturas são apresentadas online, através do site do balcão 2020, aqui.

Fonte: revista Agricultura e Mar Actual.

 

Deixe o seu comentário

Comece a escrever e pressione "Enter" para mostrar os resultados

Syngenta ajuda agricultores de Cantanhede a implementar agricultura sustentávelMais €71 milhões para o programa nacional de regadios