Sirane: a inovação como estratégia no negócio do embalamento alimentar

 Em Entrevistas

Fundada em 2002, a Sirane é uma empresa multinacional de origem britânica, contando atualmente com 4 unidades de produção e 150 colaboradores espalhados pelo mundo. Com presença em vários setores de atividade, é na área do embalamento alimentar que está o núcleo produtivo da empresa, que encara a Investigação & Desenvolvimento como uma ferramenta de trabalho indispensável para a competitividade no mercado.

Simon Balderson, Diretor Geral da Sirane, adianta que os materiais absorventes e as embalagens para cozinhar são, atualmente, os produtos estrela da empresa.

A Sirane é uma empresa que apresenta diversas soluções para a indústria agroalimentar, sempre numa perspetiva de inovação constante dos seus produtos. É esta a chave para o crescimento da empresa?

Sim, a inovação é a chave para o nosso sucesso. A nossa empresa tem como base uma equipa de cientistas e engenheiros que trabalham continuamente no desenvolvimento de novos produtos e processos, e em estreita colaboração com os retalhistas e empresas fornecedoras de produtos alimentares, em todo o mundo, para identificar necessidades e oportunidades de desenvolvimento de novos produtos, que possam acrescentar valor ao mercado. Desenvolvemos os produtos nos nossos laboratórios, projetando e construindo também as máquinas para o fabrico dos mesmos. Este é um modelo de negócio incomum, mas que está a demonstrar ser muito valioso para os nossos clientes.

Quais são atualmente os produtos da Sirane mais vendidos?

Temos uma gama de produtos muito ampla, e estamos continuamente a desenvolver novos produtos em várias áreas. As embalagens para cozinhar são um negócio muito grande para nós, onde sentimos também uma grande valorização por parte dos nossos clientes, pois permite-lhes apresentar novos tipos e combinações de alimentos, e adicionar valor e conveniência para o consumidor. Os materiais absorventes também representam uma fatia significativa da atividade e vendas da Sirane e atualmente somos um dos maiores produtores mundiais desta gama de produtos.

A redução do desperdício e a otimização dos custos são dois fatores aos quais as empresas estão cada vez mais a prestar atenção. As soluções de absorventes da Sirane vieram responder a esta necessidade?

A redução de resíduos e a otimização de custos são dois dos nossos principais motores. Numa perspetiva de embalamento de alimentos, a chave é desenvolver produtos que prolongam a validade e melhoram a qualidade e o valor dos alimentos. As nossas almofadas absorventes são um excelente exemplo disso mesmo. Por outro lado, recentemente, desenvolvemos almofadas para inibir o crescimento de bactérias dentro das próprias embalagens alimentares, prolongando ainda mais a validade, e estão a revelar-se um sucesso no mercado. O nosso objetivo agora é continuar a melhorar este produto e introduzir novos, sempre numa perspetiva de acrescentar valor ao mercado e aos clientes.

O facto de serem totalmente personalizáveis é a grande mais-valia relativamente aos produtos existentes no mercado mundial ou é antes de mais a performance que faz a diferença?

Essa é uma boa pergunta, e reflete a crescente sofisticação do mercado europeu de embalagens de alimentos. Até há cerca de 15 anos, a maioria das almofadas absorventes usadas na Europa eram fabricadas nos EUA, e a gama disponível era muito limitada. As almofadas eram muito antiquadas, pouco atraentes e de difícil utilização. A Sirane introduziu uma tecnologia completamente nova, que permitiu às empresas fornecedoras de produtos alimentares selecionarem qualquer tamanho, forma, cor, absorção e formato, conforme necessário para o seu caso em particular. Isso permitiu que eles “desenvolvessem” e utilizassem o produto ideal em todos os casos. Como resultado, melhoraram a aparência da embalagem, prolongaram a validade dos alimentos e pouparam dinheiro. Ao mesmo tempo, a nossa nova tecnologia torna as almofadas mais eficazes, mais fáceis de manusear e mais baratas. Como tal, foi uma combinação de personalização e desempenho que transformou o mercado europeu das almofadas absorventes, e do qual a Sirane fez parte desde o seu início.

simon balderson
Fábrica de Embalamento Alimentar da Sirane no Reino Unido

Os sacos e as películas para prolongar a validade dos frutos e legumes, e os sacos para cozinhar refeições a vapor da Sirane têm feito um enorme sucesso a nível mundial. Quem beneficia mais com esta tecnologia?

Os consumidores adoram a nossa embalagem para cozinhar, pois proporcionam mais opções para cozinhar, torna o ato de cozinhar mais limpo e conveniente e o gosto da refeição é ótimo. No entanto, as empresas fornecedoras de produtos alimentares adoram-nas ainda mais. Em vez de vender carne ou peixe de forma “convencional”, eles podem vender uma refeição completa, incluindo a carne ou o peixe com um molho ou guarnição, por exemplo legumes. Acrescentam assim valor à sua oferta e a possibilidade de inovar é ilimitada.

Os retalhistas também apreciam as nossas embalagens para cozinhar porque podem embalar carne fresca, peixe ou legumes em sacos nas suas lojas e vender como refeições frescas e pré-preparadas, permitindo-lhes também a eles acrescentar valor à sua oferta e chegar a um tipo de consumidor de forma mais fácil e apelativa.

As nossas soluções de prolongamento do prazo de validade para frutas e legumes são populares entre os produtores, empresas fornecedoras de alimentos, retalhistas e consumidores. A extensão da validade é preciosa e a qualidade do alimento embalado nestes sacos é muito boa. Porém, os principais agentes a tirar partido destes produtos são os profissionais, pois a redução de desperdício e a poupança económica torna-se maior.

Recentemente, a Sirane abriu mais uma unidade de produção no México. Este investimento foi feito para responder ao grande mercado de pequenos frutos na Região?

Sim, o México tem um enorme e crescente setor de produção de frutos e foi por esse motivo que construímos a nossa fábrica naquela região. Temos uma enorme base de clientes no México que beneficiam da nossa nova tecnologia de embalagens. Estamos neste momento a prestar serviços locais e a construir a nossa equipa técnica e de desenvolvimento na região, para continuar o desenvolvimento de produtos para este mercado.

Quanto representam as exportações no Volume de Negócios da empresa?

Mais de metade do nosso volume de negócios é exportado. Nos próximos anos, segundo as nossas previsões, iremos atingir os 80%.

Quais os principais mercados em que estão presentes?

Além do Reino Unido e Irlanda, estamos muito ativos na França, Alemanha e Polónia, bem como na maioria dos outros países Europeus. No entanto, grande parte do nosso crescimento está nos EUA e no México. Também vendemos no Médio Oriente, Rússia, Austrália, África do Sul e em muitos outros países do mundo.

Que produtos da Sirane têm maior potencial no mercado português? Quais as perspetivas que a Sirane tem para Portugal no curto e longo prazo?

Portugal tem uma indústria alimentar muito grande e ativa e os nossos produtos têm um enorme potencial em Portugal. A curto prazo, estamos empenhados em fazer crescer o nosso negócio e, a longo prazo, consideraremos abrir uma operação de desenvolvimento e fabrico em Portugal.

Como vê o Setor Agroalimentar em Portugal?

O setor agroalimentar apresenta muitos desafios em todos os países do mundo. No entanto, Portugal está bem posicionado para ter êxito. As principais questões que temos são a fragmentação da indústria e a falta de investimento em investigação e desenvolvimento. É difícil abordar um mercado que tem tantas pequenas empresas fornecedoras de produtos alimentares e o limitado investimento em investigação pode limitar a adoção de novas tecnologias. No entanto, o setor é muito vibrante em Portugal e há uma sede de inovação. Isso levará o mercado a ter sucesso e crescer.

Está previsto o lançamento de novos produtos para breve?

Sim, temos um pipeline de desenvolvimento muito emocionante e continuaremos a introduzir novos produtos. Grande parte do nosso trabalho baseia-se no prolongamento da validade e na criação de valor, certamente serão também uma mais-valia em Portugal e asseguraremos que sejam disponibilizados o mais rapidamente possível!

logo-sirane-food_mini

Para mais informações: David Silva, Representante da Sirane em Portugal – david.silva70@sapo.pt | +351 966 062 562.

Deixe o seu comentário

Comece a escrever e pressione "Enter" para mostrar os resultados