Syngenta volta a trazer Inovação à Fruit Attraction

 Em Notícias

O stand da Syngenta foi um dos mais animados e visitados da feira, destacando-se a celebração do seu 150º aniversário no setor das sementes hortícolas e a aposta na inovação com novas especialidades de tomate, pimento, curcubitáceas e brássicas.

A Syngenta Portugal levou à Fruit Attraction um grupo de 32 técnicos especialistas em fruticultura das regiões Oeste, Armamar e Trás-os-Montes.

A Syngenta foi um dos grandes animadores da Fruit Attraction 2017, tanto com o seu stand principal, como pelo stand especialmente concebido para comunicar a mudança de imagem do seu famoso tomate Kumato® e três novas variedades que se destacam pelo sabor. Nos três dias deste certame, realizado de 18 a 20 de Outubro em Madrid, tanto o pavilhão, como o stand da Syngenta foram dos mais concorridos da feira, destacando-se o profissionalismo e o caráter internacional da maioria dos visitantes da Fruit Attraction, entre os quais centenas de portugueses.

O grupo que a Syngenta Portugal convidou a visitar a feira teve ocasião de participar nas inúmeras atividades que decorreram no stand da empresa e, numa vertente mais lúdica, desfrutou de uma visita e almoço no Estádio Santiago Barnabéu, do Real Madrid.

No que respeita ao 150º aniversário da empresa, Milena Vulcheva, Responsável de Sementes Hortícolas da Syngenta para a Portugal, Espanha e Itália, contou a história da empresa: Sluis and Groot foi a empresa mãe que há 150 anos se lançou na produção de sementes. Fundada na Holanda, em 1867, como exportadora de sementes de couve, a Sluis and Groot foi mais tarde integrada na Zaadunie, e esta, por seu turno, comprada pela Sandoz em 1980. Na década de 90, ocorre a fusão entre a Sandoz e a Novartis e, no ano 2000 dá-se a fusão das divisões agroindustriais da Novartis e da Astra Zeneca, dando origem à atual Syngenta, que deste modo completa 150 anos na vanguarda da inovação.

Muitas novidades em especialidades

No stand da Syngenta também foram apresentados novos produtos para proteção das culturas, entre os quais um novo inseticida para aplicação em estufa, especialmente desenvolvido para o setor hortícola. No entanto, numa feira como a Fruit Attraction o que mais chamou a atenção dos visitantes foram as inúmeras especialidades e novas variedades da Syngenta que respondem às novas tendências de consumo.

Na categoria de especialidades de tomate, a Syngenta apresentou, sob o lema “O Reino dos Sabores”, as variedades Nebula, Funtelle, Ivorino, Angelle e Sweetelle. O Nebula é um tomate cherry de cor vermelha, com elevado teor em açúcares (11-12%) e ácidos orgânicos, sumarento e crocante, uma verdadeira explosão de sabor para diversas aplicações culinárias. O Ivorino é um tomate de cor amarela com um sabor “eletrizante” para consumo em snack. O Funtelle é um tomate de tipo baby plum, de cor vermelha, para consumo em snack. Na categoria de Pimento California para produção de Inverno, destaca-se nas variedades vermelhas o Abakara, que já é um êxito na região de Almeria, devido ao seu aspeto atrativo e à resistência aos nemátodos e ao oídio.

A Syngenta apresenta um vasto portfolio de variedades com valor acrescentado e diferentes do convencional. São disso exemplo a nova couve-de-bruxelas florida Frisetta, de cor verde e púrpura; os pepinos snack estaladiços e saborosos de cor verde e branca; as couves-flor coloridas (branca, laranja, verde e púrpura) e o Monflor, um novo brócolo multifacetado para uso em fresco, em IV gama e na indústria de congelados. Para esta última variedade a Syngenta desenvolveu uma máquina específica para cortar os floretes, automatizando ao máximo este processo.

No que respeita à alface, a Syngenta participou no evento “Lettuce Attraction”, organizado pela ProExport, onde apresentou a Crispita, uma alface de cor verde escura, muito crocante e saborosa, com vida de prateleira mais longa do que o convencional. Esta variedade de alface, e outras da mesma gama que a Syngenta está desenvolver, são indicadas para saladas de IV gama, uma vez que mantêm o volume por mais tempo no interior das embalagens de salada, devido à estrutura e à espessura das suas folhas.

No stand Kumato® apresentaram-se novas variedades desta marca de tomates, como o Kumato® Grande Sabor, com um sabor mais intenso e doce, o Kumato® Tropical, com sabor e aromas a frutas tropicais e o baby Kumato®, num formato de conveniência para consumir como snack saudável a qualquer hora e em qualquer lugar.

O stand da Syngenta foi animado durante os 3 dias da feira pelo original show “Mixologia”, por Pepe Orts, que preparou cocktails com as variedades expostas, de diferentes sabores de frutas e legumes. A Syngenta participou ainda nos eventos paralelos do certame como a “Pasarela Innova” ou os prémios “Conecta”. Por último, apresentou os resultados do terceiro ano do The Good Growth Plan, o programa global onde a Syngenta assume 6 compromissos para uma agricultura mais sustentável.

Deixe o seu comentário

Comece a escrever e pressione "Enter" para mostrar os resultados