TRIANUM: uma solução eficaz após desinfeções de solo

 Em Artigos Técnicos & Comerciais, Cereais, Fruticultura, Horticultura, Pequenos Frutos, Viticultura

O TRIANUM, da Koppert, é a opção mais eficaz para começar a campanha com uma cultura forte e saudável.

As desinfeções de solo são eficazes mas apresentam o enorme inconveniente de destruir grande parte da fauna microbiana benéfica presente no mesmo. Se não se fizer nada, as raízes da nova cultura encontram-se inseridas num solo pobre e sem biodiversidade.

Como consequência, as raízes ficam mais débeis e as plantas mais vulneráveis a ataques de doenças provocadas por microrganismos patogénicos. Para evitar esta combinação de solos pobres e plantas vulneráveis é necessário recuperar a fauna microbiana benéfica antes de iniciar um novo ciclo cultural.

Após a desinfeção, a aplicação de um produto adequado é a opção mais eficaz para começar a campanha com uma cultura forte e saudável. TRIANUM, da Koppert, é um poderoso fungicida biológico que garante a máxima proteção contra agentes patogénicos do solo. É recomendável aplicar este produto de origem natural, pela primeira vez ainda no viveiro e, posteriormente, realizar repetições na exploração (após o transplante). Caso isso não seja possível, a primeira aplicação deve ser efetuada imediatamente após o transplante, com posteriores repetições.

Ampla tolerância a temperaturas do solo

O segredo do TRIANUM é a estirpe T-22 de Trichoderma harzianum, patenteada pela Koppert. É uma das poucas estirpes de Trichoderma com registo de venda no espaço europeu e com autorização de uso em agricultura biológica. A estirpe exclusiva da Koppert T-22 é muito eficaz em todo o tipo de solos e substratos.

A maior diferença para outras estirpes comercializadas é que a T-22 tem uma ampla tolerância a temperaturas do solo, já que permanece ativa entre os 8 e os 30°C. É nesse amplo intervalo que germinam os esporos e, assim, desencadeando toda a ação protetora contra agentes patogénicos.

Estirpe muito agressiva

Uma das características que melhor definem esta estirpe é a sua agressividade natural, ao colonizar em tempo recorde o sistema radicular da planta, protegendo as raízes, destruindo os agentes patogénicos ao mesmo tempo que o fungo se expande. É um fungicida eficaz e um valioso protetor biológico das plantas. Demonstrou-se que o Trichoderma harzianum T-22 da Koppert é um fungo benéfico capaz de fornecer uma dupla ação: atua como um escudo protector e previne ataques de fungos radiculares como Fusarium, Sclerotinia, Rhizoctonia, Phytium, além de ajudar a minorar os efeitos dos ataques nemátodos fitoparasitas. Atua também como promotor de crescimento, já que estimula a produção de raízes secundárias, levando a um aumento do volume radicular total.

Para mais informações sobre o trianum e a sua eficácia para reduzir o impacto negativo das desinfeções de solo, aceda a: www.koppert.com ou www.trianum.es.

Notícias Recentes

Deixe o seu comentário

Comece a escrever e pressione "Enter" para mostrar os resultados

Instalar uma cultura agrícola em 4 passosProdutividade e eficiência: como ajustar o pH do solo