UE tem 10.3 milhões de explorações agrícolas, mas 70% têm menos de 5 hectares

 Em Notícias

A União Europeia contava em 2016 com 10,3 milhões de explorações agrícolas. No entanto, dois terços destas tinham menos de 5 hectares. E apenas 11% dos gestores agrícolas tinham menos de 40 anos. Estes são os resultados do Inquérito sobre as Estruturas das Explorações Agrícolas — 2016, realizado pelo Eurostat.

Em Portugal estão contabilizadas 259 mil explorações instaladas em 3,642 milhões de hectares. As explorações com menos de 5 ha representam 71,5% do total. Apenas 4,2% das explorações tem 50 ou mais ha.

Em 2016, cerca de 171 milhões de hectares da União Europeia estavam utilizados pela produção agrícola, cerca de 40% da superfície total da UE. Estas áreas cobriam as necessidades de cerca de 10,3 milhões de explorações e de agricultores.

Muitas, mas pequenas

Refere o inquérito do Eurostat que, se bem que as explorações agrícolas são numerosas, a maioria são de pequeno tamanho, dois terços têm menos de 5 hectares (ha). Pelo contrário, 3% das explorações com uma superfície superior ou igual a 100 ha ocupam mais da metade da superfície agrícola da UE.

Por outro lado, o estudo revela que apenas 11% dos gestores das explorações agrícolas da UE têm menos de 40 anos, enquanto um terço (32%) tem 65 anos ou mais.

Estes dados, publicados pelo Eurostat, o organismo estatístico da União Europeia, são os resultados provisórios do último inquérito (2016) sobre a estrutura das explorações agrícolas da UE. Trata-se de um estudo que permite compreender melhor a estrutura das explorações agrícolas da UE, dados importantes para a nova Política Agrícola Comum (PAC).

Pode consultar o documento completo aqui.
Fonte: revista Agricultura e Mar Actual.

Deixe o seu comentário

Comece a escrever e pressione "Enter" para mostrar os resultados

Grupo Amorim adquire propriedade com 50 hectares no DãoConsultoras agrícolas tomam posição conjunta contra acusações do IFAP