4 dicas para escolher a tecnologia agrícola certa

 In Artigos Técnicos & Comerciais, Tecnologia

AgriTech é um segmento dedicado à aplicação da tecnologia à agricultura. Algumas opções incluem sensores, aplicações e softwares que oferecem dados cruciais aos agricultores para que possam acompanhar as campanhas.

Se está a pensar em começar a utilizar agricultura de precisão, mantenha estes pontos em mente para guiar a sua decisão.

1. Pense no que quer alcançar

Um bom ponto de partida é perceber quais são os desafios que a sua empresa agrícola enfrenta que podem ser ultrapassados com recurso a AgriTech. Se ainda tem dúvidas sobre se agora é o tempo certo para começar a utilizar tecnologia agrícola, as estatísticas indicam que pode esperar bons resultados. Um estudo com agricultores que tinham adotado soluções AgriTech descobriu que 89% sentia-se bastante satisfeito com a escolha.

Poderá estar a ter dificuldade com a saúde das suas culturas e decidir que precisa de monitorizar a humidade do solo ou as horas de frio na exploração, por exemplo. Aqui, uma das soluções poderá ser um sensor em conjunto com software. Uma solução deste género pode ser útil também com prevenção de pragas e doenças nas plantas e, potencialmente, prevenir que uma cultura inteira seja prejudicada em determinada campanha.

escolher a tecnologia agrícola certa

2. Investigue a facilidade de uso

Em casos ideais, as pessoas descobrem que as novas tecnologias para agricultura são fáceis de usar e que não precisam de muito tempo para aprender a usá-las. À medida que vai adicionado certas tecnologias à sua lista de opções, vá mais fundo e tente encontrar críticas de outros produtores agrícolas ou consultores que têm aplicado a tecnologia às suas situações.

Procure também os detalhes nos sites das empresas, especificamente vídeos e guias. Algumas soluções têm períodos de teste que pode aproveitar para experimentar a tecnologia. Descobrir se determinada ferramenta é de fácil uso vai ajudá-lo a sentir-se mais confortável com a integração da mesma no seu dia a dia.

3. Pense a longo prazo

O objetivo de muitos produtos AgriTech é de reduzir as necessidades de mão-de-obra para as operações. Portanto, é compreensível que as pessoas se questionem se a indústria AgriTech vai prejudicar quem trabalha em agricultura. O consenso por parte dos economistas é que a popularização da automação vai criar desafios a nível de emprego a curto termo, mas a longo termo terá um impacto positivo.

Foque-se em como a tecnologia agrícola pode ajudá-lo a alcançar objetivos futuros que podem ficar fora do seu alcance sem a ajuda deste tipo de ferramenta. Um exemplo disto é o cumprimento da medida do uso eficiente da água, essencial para obter apoios comunitários.

Leia também: 4 razões para apostar em rega de precisão

4. Escolha com paciência e propósito

Escolher uma solução AgriTech não é algo para fazer à pressa. Tire o tempo que precisar para ver o que está no mercado e quais são as opções mais apropriadas para as suas necessidades. Fazer isto aumenta a probabilidade de se tornar num cliente e utilizador feliz.

Recommended Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search