A agricultura mundial em 2028: 5 previsões

 Em Notícias

Como será a agricultura mundial em 2028, em particular o comércio? O USDA (Departamento dos Estados Unidos para a Agricultura) publicou recentemente um documento onde apresenta previsões para a próxima década.

Eis algumas delas.

1. Economias emergentes vão ser as maiores responsáveis pelo crescimento

Até 2028/2029, a procura e o comércio mundial de produtos agrícolas deverão continuar a crescer, segundo o USDA. Este crescimento da agricultura mundial em 2028 será motivado pelo aumento de rendimentos, que deverá “manter-se forte,” e pelo aumento populacional, especialmente em muitos países em desenvolvimento.
Assim, o aumento do consumo e das importações de alimentos e ração na próxima década vai ser particularmente influenciado pelas economias emergentes.

2. Embargo da Rússia deverá manter-se

Em 2014, a Rússia implementou um embargo às importações agrícolas de vários países Ocidentais (UE, Estados Unidos e Canadá). Desde então, tem sido renovado anualmente. “Assumimos que esta política continuará a ser renovada e que a Rússia continuará a usar políticas que estimulem a sua produção nacional de porco e aves e que reduzam a sua dependência de importações,” defende o organismo público norte-americano.

3. Comércio de milho é o que vai aumentar mais

Até 2028/2019, o comércio global de milho deverá aumentar 32,5%, ou 32 milhões de toneladas. A maioria deste crescimento será responsabilidade do México, Vietname, Egito, Irão, China e Arábia Saudita.

4. Consumo e comércio de carne vão crescer

O consumo de carne per capita em todo o mundo é significativamente mais baixo do que nos países com rendimentos elevados, o que significa que há “potencial para crescimento continuado do consumo global de carne”, segundo o USDA. E, de facto, parece que será assim.

O consumo de carne em todo o mundo vai aumentar 15% – 47,9 milhões de toneladas – até 2028. 80% deste aumento terá origem nos países em desenvolvimento. Por sua vez, o comércio global de carne vai aumentar 25%.
Esta evolução será responsável por um aumento de produção e troca comercial de grãos, oleaginosas e produtos derivados da carne.

5. Produção agrícola vai expandir, em parte devido às novas tecnologias

Segundo o departamento de agricultura dos EUA, o “crescimento da produção agrícola vai ser suficiente para suprir a procura mundial e vai suster preços relativamente baixos das mercadorias agrícolas” até 2028. Este crescimento de produção dever-se-á ao aumento do rendimento das culturas e à expansão da área cultivada.

Em certos países – especialmente no Brasil -, um dos fatores por detrás do aumento da produção é o uso de novas tecnologias agrícolas, já que estas permitem produzir com mais eficiência.

Por: Sara Sousa, Agroop.

Notícias Recentes

Deixe o seu comentário

Comece a escrever e pressione "Enter" para mostrar os resultados

Empresa israelita desenvolve drones para colheita de fruta