Aphiscout: vespas parasitóides para luta biológica contra afídeos

 In Artigos Técnicos & Comerciais, Fruticultura, Horticultura, Pequenos Frutos

O Aphiscout, da Koppert, é um produto biológico para o controlo de afídeos nas explorações agrícolas em várias culturas hortofrutícolas.

Todos os produtores querem resolver qualquer problema o mais rápido possível, especialmente se existe um exército de afídeos a atacar a cultura. Apesar da monitorização frequente e cuidada, os primeiros sinais de estragos de afídeos passam facilmente despercebidos. Para colmatar este problema, a Koppert lançou o Aphiscout, que permite detetar os primeiros inimigos antes de uma grande invasão.

O Aphiscout caracteriza-se por um conjunto de cinco vespas parasitoides – Praon volucre, Aphidius colemani, Aphidius ervi, Aphelinus abdominalis, e Ephedrus cerasicola – cada uma com a sua especialidade. Este grupo de vespas deteta e parasita as espécies de afídeos mais comuns, mesmo antes do olho humano os encontrar.

Ataque aos afídeos

O objetivo do Aphiscout é ajudar o produtor a ter o controlo da situação, de forma antecipada.
O produto Aphiscout incorpora 5 espécies de vespas com as diferentes especificidades, cada uma com preferências por diferentes afídeos, de forma a assegurar que a grande maioria dos afídeos presentes na cultura são identificados.

rsz_1aphiscout
Uma vez que cada vespa parasitóide tem a sua preferência, o controlo inicial da maioria dos afídeos mais comuns está assegurado na sua cultura. Após a aplicação, é possível identificar qual a espécie de vespa que melhor cumpre a sua missão, podendo posteriormente ser aplicada uma largada em massa, para garantir o controlo mais eficaz dos afídeos.

Culturas

Desde a fruticultura à horticultura, passando pelos pequenos frutos, o Aphiscout tem aplicabilidade em todas as culturas no combate aos afídeos.

Características e Aplicação

O Aphiscout vem incorporado numa embalagem cilíndrica de cartão de 90 ml, juntamente com o NectarPad, uma solução de água açucarada para fornecer energia às vespas recém-emergidas. A embalagem do produto foi desenvolvida com duas camadas, permitindo que a parte exterior adesiva possa ser colada em fios ou caules de plantas, a título de exemplo.
O produto funciona quando se regista um ambiente entre os 16 e os 30°C.

Devido ao facto de os produtos de luta biológica terem um ciclo de vida curto, estes devem ser introduzidos na cultura o mais rapidamente possível após a sua receção. As condições de armazenamento podem afetar a qualidade e aplicação apenas deve acontecer quando as condições estão reunidas. A validade do produto é, no máximo, de 2 dias, e a temperatura ideal de armazenamento situa-se entre os 8-10°C.

Doses

As instruções de aplicação têm sempre um carácter indicativo. Para a maximização dos resultados, é necessário ter em conta fatores locais, tais como a cultura, as condições meteorológicas e o nível de ataque da praga. Para o melhor resultado possível, recomenda-se sempre o apoio de um especialista da Koppert ou um distribuidor autorizado do produto.

Aphiscout

Dose

M2/unidadeIntervalo (em dias)frequência

observações

Preventivo

0.63/m2

40014

Tratamento Suave

1.25/m2

2007Min. 3x

Tratamento Intenso

Para mais informações, contactar: tmatos@koppert.es | +351 938 329 316.

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

Tecnologia para prolongar vida útil dos queijos chega ao mercado portuguêsAMPLIGO: novo inseticida para grandes culturas extensivas