Como escolher o trator agrícola certo

 Em Artigos Técnicos & Comerciais, Maquinaria

Com a variedade de oferta disponível no mercado e a cada vez maior especificidade de modelos de tratores agrícolas no mercado, o agricultor deve ter em consideração uma série de fatores na escolha do trator agrícola mais adequado à sua realidade.

Ao longo de várias décadas, a mecanização agrícola, e o trator agrícola em particular, têm vindo a ocupar um lugar de relevo, que pretende dar resposta à procura de maior potência, maior avanço tecnológico, e maior especialização.

A evolução e crescimento do mercado do trator agrícola e da mecanização nas explorações agrícolas é benéfico. Porém, esta deve ser estruturada e previamente pensada, reforçada por uma boa gestão.

A gestão do parque de máquinas agrícolas deve ser efetuada conjugando a necessidade de trabalho a produzir com o tempo disponível, gerindo as máquinas disponíveis (e a sua potência) para manter um nível de custos fixos e variáveis razoáveis.

Ter em conta a rentabilidade total da Exploração

Além disso, a gestão passa também pela rentabilidade total da exploração, que é feita tendo em vista alguns fatores. Os fatores externos, como por exemplo subsídios ou promoções de uma determinada máquina ou trator agrícola. As infraestruturas, como a qualidade da rede rodoviária, canais de comunicação, disponibilidade e proximidade de água e energia elétrica, oficinas, etc. O sistema de mecanização e potência do trator agrícola: adequação da capacidade das máquinas em função das culturas e das áreas das parcelas agrícolas, tamanho e tipo de equipamento necessário em função do terreno e solo. Fator económico-financeiro: custo de aquisição de máquinas próprias, aluguer de máquinas ou necessidade de prestação de serviços. Fatores sociais, tais como a mão de obra disponível ou o estatuto social. Fator legal, como a habilitação adequada para a condução de um trator agrícola.

Características da Exploração e Atividade

Para além disso o agricultor, para escolher de forma mais adequada possível o trator agrícola mais adequado, deve considerar todas as variantes inerentes à sua atividade e cultura agrícola:
– Tamanho da propriedade;
– Velocidade de operação;
– Dureza do solo;
– Definir que tecnologias são importantes para suas atividades;
– Qual máquina proporciona maior conforto e facilidade de operação;
– Consumo de combustível;
– Velocidade de aplicação de alfaias.

Outros fatores que o agricultor deverá ter em conta, ainda que não diretamente relacionados com as condicionantes inerentes à sua atividade, são a garantia do equipamento dada pelo fabricante, bem como a qualidade do serviço pós-venda.

Facilidade e custo de manutenção do trator agrícola

O agricultor deve ter em conta a facilidade que o operador terá na manutenção preventiva e revisão periódica do trator agrícola. Equipamentos que trabalham durante anos, a um custo mínimo, resultarão certamente no futuro em economia de tempo e de dinheiro.

 

Reduzir necessidades de mão-de-obra

A aquisição de uma alfaia ou trator agrícola na exploração agrícola deve ter em mente minimizar a necessidade de mão-de-obra e redução do tempo de realização das tarefas, embora mantendo o foco na diminuição do desgaste dos equipamentos utilizados e economia dos combustíveis.

Se a aquisição do trator agrícola for encarada como um investimento a longo prazo, tende-se para um aumento da produtividade do equipamento e para uma contínua inovação tecnológica da exploração agrícola.

No futuro: aquisição ou aluguer?

O futuro da mecanização agrícola poderá passar em boa parte pela requisição de prestadores de serviço, tendo em conta a região onde se trabalha e das práticas culturais aplicadas, com vista à minimização do custo de manutenções de equipamentos agrícolas e aquisição de novos equipamentos, que apresentam um enorme custo e encargo para o agricultor e exploração.

Para mais informação: “Mecanização Agrícola – Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural”. | O Parque de Máquinas Agrícolas: capacidade e tempo de trabalho, José de Pena, na Cientista Agrícola. | “Como escolher o trator ideal para o seu trabalho de campo?”, Agrishow Digital.

Deixe o seu comentário

Comece a escrever e pressione "Enter" para mostrar os resultados

Produtividade e eficiência: como ajustar o pH do soloMaquinaria para aplicação de produtos fitofarmacêuticos