Dicas sobre como criar um logotipo para a sua empresa agrícola

 In Marketing & Comunicação

O setor agrícola é muito vasto e, consequentemente, abrange muitos aspetos comerciais. Todos os meses são criadas novas empresas, e muitas marcas antigas mantêm um alto prestígio no mercado. E para conseguir espaço num cenário tão competitivo, uma boa identidade visual é imprescindível.

Um logotipo diferenciado e de qualidade ajuda a construir a identidade da marca, além de transmitir confiança ao cliente. Portanto, é preciso estar atualizado quanto às novas tendências no que diz respeito ao design no setor e ter um ótimo logotipo.

Para um logotipo de uma empresa agrícola, é fundamental que a imagem seja reveladora da área na qual a empresa atua. Se estiver no ramo das frutas, por exemplo, um logotipo que remete a esse tipo de alimentos fará com que as pessoas identifiquem imediatamente o foco da empresa.

O logotipo precisa de ser sempre original, mas é bom inspirar-se nos exemplos de outras empresas do mercado agrícola para saber quais as tendências do setor e para ter ideias na criação da sua identidade da marca.

Em alguns casos, poderá mesmo encontrar inspiração em marcas de outros setores. Um dos exemplos de identificação de logotipo com o assunto que a empresa aborda é o da PokerStars. Na sua parte de casino, por exemplo, há uma pequena variação para personalização, mas a identidade visual do site permanece a mesma.

Outro exemplo é o da empresa norte-americana Dell. Com um estilo marcadamente tecnológico, ao olhar para o logotipo é possível ter uma noção de que a companhia tem como principal foco a tecnologia.

Na internet, é possível encontrar vários exemplos e existem alguns perfis do YouTube que ensinam como criar uma imagem de marca, com inspirações de diferentes logos. O perfil Graphic Island, que conta com mais de 20 mil inscritos, já realizou um vídeo com um exemplo de 27 minutos sobre como criar um logotipo para uma empresa agrícola no software Illustrator.

O setor permite que a empresa seja bem criativa na criação do logotipo. Uma companhia agrícola de estilo moderno pode utilizar um logotipo sem serifa e até mesmo futurista, enquanto uma empresa familiar e com foco no cliente rural tem a possibilidade de usar uma imagem de estilo clássico.

Independentemente do estilo do logotipo, o ideal é que o uso de cores e fontes tenha uma finalidade. O site The Logo Company, por exemplo, afirma que no setor agrícola o ideal é que o logotipo tenha uma ou duas cores e fontes. A utilização das cores é algo muito importante, pois elas evocam emoções e podem trazer sentimentos relacionados à marca. No setor agrícola, cores como verde, laranja e azul são algumas das mais aplicáveis e populares. Mas obviamente o verde é o mais presente nos logotipos, visto que o mesmo remete a diversos elementos e objetos que estão na rotina do mundo agrícola.

Já segundo o site Design Hill, as fontes são os melhores elementos para dar personalidade a um logotipo. Ao utilizar fontes de acordo com o estilo da marca, é possível criar uma identificação única à empresa.

Uma dica importante é ter cuidado com o excesso de informação e criatividade na hora de criar uma identidade visual para a empresa. Várias cores diferentes ou o uso de três fontes podem dar um efeito confuso ao logotipo.

Além disso, ao criar o símbolo da sua marca, certifique-se de que o mesmo seja flexível para as diversas plataformas que hoje existem na internet. Afinal, uma imagem precisa de ser compatível com diversos formados, dependendo do tipo de ecrã, como desktop e dispositivos móveis. A falta de compatibilidade de um logotipo é inconcebível nos dias atuais, pois a maioria das empresas estão no mundo online e têm, como mínimo, páginas nas principais redes sociais, como o Facebook e o Instagram.

Foto Por Tanja Cappell

Foto: Tanja Cappell

Se a empresa se centrar apenas no mercado nacional, também é possível incluir elementos que façam alusão a Portugal, como por exemplo ao utilizar as cores do país e alguns elementos que cumprem esse propósito.

Se não quiser recorrer à contratação de um profissional do ramo para a criação do logotipo, pelo menos consulte alguém especializado ao finalizar o design da imagem, pois a opinião de um especialista no setor é essencial como forma de feedback antes de lançar o logotipo oficialmente.

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search