IFAP e Banca celebram protocolo para financiamento de projetos, “créditos de campanha” e adiantamento de ajudas ao investimento

 In Notícias

O IFAP celebrou, um protocolo com dez Instituições de Crédito, visando o estabelecimento de condições de financiamento especiais de apoio às atividades do setor agrícola e florestal.

A cerimónia realizou-se nas instalações do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural (MAFDR) e contou com a presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas dos Santos, e do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira.

O referido protocolo foi assinado com dez (10) Instituições de Crédito:

• Banco Comercial Português
• Banco BIC Português
• Banco BPI
• Banco Popular Portugal
• Banco Santander Totta
• Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo
• Caixa Económica Montepio Geral
• Caixa Geral de Depósitos
• Novo Banco
• Novo Banco dos Açores

O papel das Instituições de Crédito, enquanto financiadores da atividade empresarial, assume especial impacto na melhoria das condições de financiamento aos agricultores e às empresas no período de programação 2014-2020, tanto por via da facilitação do acesso ao capital alheio, como do reforço do capital próprio, bem como da constituição de garantias, visando a antecipação ao rendimento e o estímulo ao investimento produtivo e à inovação de produtos, processos, formas de organização e comercialização. Pretende-se, assim, assegurar condições de financiamento vantajosas para os agricultores portugueses, procurando reforçar a liquidez para um melhor funcionamento das explorações agrícolas.

Para tal, foi negociado um plafond até 300 milhões de euros, com um spread limitado até 4%, que servirá quer para o chamado crédito de campanha, tendo por base as ajudas anuais ao rendimento, quer para o financiamento de projetos de investimento, incluindo ainda a constituição de garantias (permitindo em particular a concessão de adiantamentos de ajudas ao investimento).

Os beneficiários de ajudas do Fundo Europeu Agrícola de Garantia (FEAGA) e do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) podem, a partir de agora, dirigir-se às referidas Instituições de Crédito solicitando enquadramento das suas necessidades de financiamento no contexto do presente Protocolo.

Fonte: IFAP.

Artigo Patrocinado por:

5potencia-patron

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

O melhor azeite do mundo é alentejanoCampanha vitivinícola de 2016: menos quantidade, mais qualidade