Importância da AgriTech em pequenas e médias explorações agrícolas

 In Tecnologia

Na indústria agrária, a AgriTech está geralmente associada a empresas agrícolas de grandes dimensões. Mas as novas tecnologias no mundo da agricultura estão também a transformar explorações de pequena e média dimensão, cujo impacto vale a pena notar.

Apesar das pequenas explorações não precisarem de robôs ou drones pulverizadores, existem vários tipos de tecnologia agrícola que estão a contribuir para a sua maior produtividade e eficiência. A tecnologia agrícola é especialmente importante para pequenos e médios produtores porque lhes permite poupar tempo, dinheiro e aumentar as colheitas, tudo isto sem a necessidade de fazer investimentos financeiros substanciais.

smart-farming

Fonte: https://www.agdaily.com

Melhorar a viabilidade de mercado

Em 2019, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) anunciou prémios para projetos de investigação que se dedicassem a explorar novas tecnologias que aumentassem a viabilidade de pequenas e médias operações agrícolas. Alguns dos projetos focaram-se em questões relacionadas com a competição e o acesso ao mercado, enquanto outras concentraram-se em melhorar as tecnologias operacionais, tais como análise de dados para culturas específicas.

Os investimentos feitos pela USDA para investigar como a tecnologia pode tornar pequenas entidades agrícolas mais inovadoras demonstra o importante papel destas explorações e da tecnologia na sua evolução.

Agricultores por todo o país, especialmente pequenos negócios agrícolas, estão sempre à procura da próxima forma de inovarem as suas operações agrícolas, por vezes fazendo alterações a cada ciclo de produção. O plantio direto, a gestão integrada de pragas e avanços na tecnologia agrícola são apenas algumas das formas como os agricultores procuram maiores colheitas e baixos custos de produção.

Veja também: Dicas para sistemas de rega eficientes

Uso de técnicas sustentáveis

Nos Estados Unidos, as explorações agrícolas têm em média 178 hectares, um número que tem crescido de forma estável nas últimas décadas à medida que grandes empresas vão comprando outras mais pequenas. Contudo, uma nova geração de agricultores, maioritariamente com menos de 35 anos, estão a entrar na esfera da agricultura com um novo olhar.

agtech-small-farming

Fonte: hhtps://www.popsci.com

Em geral, pequenas e médias explorações agrícolas no Estados Unidos estão a ser atraídas por métodos de produção alternativos, incorporando práticas orgânicas e sustentáveis para cultivar, sem recurso a químicos sintéticos ou produtos de origem animal. Muitos destes agricultores estão a utilizar uma combinação de técnicas antigas e recentes, algumas dependentes de mão-de-obra humana em prol da mecanização, e estão simultaneamente capacitados a usar redes sociais e web design.

Esta geração tem um papel chave na próxima revolução agrícola, trabalhando com novas tecnologias ao mesmo tempo que defende práticas sustentáveis.

Um grande impacto para pequenas explorações

Para pequenos e médios produtores agrícolas, explorações até 40 hectares, a tecnología agrícola é mais relevante do que se pensava. Apesar da AgriTech ter sido essencial para operações agrícolas industriais, existem benefícios comprovados da AgriTech em empresas de menores dimensões.

small-farmer

Fonte: https://www.subedgefarm.com

A tecnologia agrícola tem a capacidade de analisar o resultado das colheitas para prevenir a perda de culturas, monitorizar a irrigação para poupar água e integrar várias plataformas operacionais para que os agricultores dispendam menos tempo à procura de dados. A tecnologia na agricultura é importante para pequenos e médios produtores uma vez que em operações desta dimensão requere-se eficiência máxima para responder à procura e assegurar a competitividade e segurança financeira.

Recent Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

Tecnologia agrícola em 2018: as tendências até agora