Inscrições abertas para as 24H AGRICULTURA SYNGENTA, a maior competição formativa de estudantes universitários do país

A 5a edição das 24H AGRICULTURA SYNGENTA decorre a 4 e 5 Abril de 2020, na Escola Superior Agrária de Santarém. São esperados 150 estudantes de Portugal, Espanha, Holanda e Alemanha para competir e aprender sob o mote “Agricultura 4.0”.

As inscrições estão abertas e devem ser realizadas no site do evento: www.24horasdeagricultura.sfori.com

As 24H AGRICULTURA SYNGENTA são uma iniciativa organizada sob orientação científica e pedagógica da Associação Portuguesa de Horticultura (APH), em parceria com a IAAS Portugal- Associação Internacional de Estudantes de Agricultura e Ciências Relacionadas e a SFORI, empresa de formação experiencial.

A competição decorre de forma ininterrupta durante 24 horas e engloba cerca de 30 provas teóricas e práticas, através das quais estudantes da área das Ciências Agrárias, do ensino superior e técnico-profissional, testam conhecimentos e desenvolvem competências que os ajudam na transição para a vida profissional.

Cada equipa concorrente deve ser composta por 3 a 5 estudantes da mesma escola ou de escolas diferentes. A Agricultura 4.0 é o tema central da 5a edição das 24H AGRICULTURA SYNGENTA, atendendo ao potencial das tecnologias digitais na modernização da agricultura. Os participantes vão ser submetidos, entre outras, a provas para compreender e aprofundar conhecimentos sobre a Agricultura 4.0, a revolução tecnológica em curso que ajudará os agricultores responder ao enorme desafio de produzir mais alimentos, usando menos recursos.

«As 24H AGRICULTURA SYNGENTA são um marco na vida dos estudantes de Ciências Agrárias em Portugal e pelo seu cariz inovador estão a atrair estudantes de outros países europeus. Nesta competição formativa os alunos adquirem competências não formais (pensamento crítico, cooperação, criatividade, comunicação, gestão de tempo), essenciais ao seu desempenho como futuros profissionais, e que vão para além do conhecimento técnico-científico proporcionado pela Academia», explica José Alberto Pereira, presidente da Associação Portuguesa de Horticultura.

«Para a ESAS é uma honra acolher as 24H AGRICULTURA SYNGENTA nesta região, cuja expressão do setor agrícola é evidente. A disputa desta competição em contexto profissional permitirá aos futuros agrónomos vivenciarem momentos extraordinários de partilha de conhecimentos e competências para superarem os desafios que lhes serão colocados, estimulando a sua criatividade e o espírito empreendedor», afirma Margarida Oliveira, vice-presidente da Escola Superior Agrária de Santarém.

«As 24H AGRICULTURA SYNGENTA são uma excelente oportunidade para dar competências às novas gerações de Agrónomos para que façam um melhor uso dos recursos disponíveis, através de novas soluções tecnológicas inovadoras e seguras. Este evento faz parte da implementação do plano estratégico de Agricultura Sustentável da Syngenta – The Good Grow Plan – que visa contribuir para a produção de mais alimentos com menos inputs, respeitando o ambiente e as pessoas», explica Felisbela Torres de Campos, Head of Regulatory & Business Sustainability da Syngenta em Portugal.

Esta competição formativa estreou-se em 2016 e desde então já percorreu o país de Norte a Sul, envolvendo 600 estudantes e 15 instituições de ensino superior e profissional de Portugal e Espanha. Teve como escolas anfitriãs nas edições anteriores o Instituto Superior de Agronomia (em 2016), a Escola Superior Agrária de Coimbra (em 2017), a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima (em 2018) e a Universidade do Algarve (em 2019).

Deixe o seu comentário

Comece a escrever e pressione "Enter" para mostrar os resultados