Produção e Comercialização de Abacate

 In Artigos Técnicos & Comerciais, Fruticultura

Fruto exótico, o abacate é originário da América do Sul. O abacateiro é uma árvore de grande porte (chega a ultrapassar os 30 metros de altura) e tem maior facilidade de adaptação a solos húmidos.

O consumo global de abacate tem registado um crescimento de 3% ao ano, a produção tem registado um crescimento ligeiramente inferior. Até agora, a nível global, o mercado de abacate é suficientemente grande para os players envolvidos.

Existem mais de 500 variedades (cultivares) de abacateiros, originando também muitos tipos de abacates diferentes na forma, tamanho e cor.

Em Portugal, a área total de cultivo é de 320 hectares, com uma produção aproximada de 2.900 toneladas. O Algarve é a zona de maior produção, reunindo uma área de cerca de 230 hectares, com uma produção próxima das 1900 toneladas. A segunda maior Região produtora é a Madeira, com uma área de quase 90 hectares, produzindo aproximadamente 1000 toneladas por ano.

As variedades de abacate mais produzidas em Portugal são a Hass, Fuerte, Reed, Bacon e Pinkerton.

Produção

O peso médio deste fruto varia entre as 150 e 500 gramas, a cor da casca varia entre o verde, vermelho-escuro, negro, violáceo ou pardo e contém um caroço de 3 a 5 cm de diâmetro. A produção de uma árvore adulta varia entre os 200 e 800 frutos por ano.

A plantação de abacate pode ser realizada em diversos tipos de solo, porém, a árvore requer um solo com boa drenagem, dado não sobreviver em solos enlameados. A precipitação anual na zona plantada não deve exceder os 1.200mm-1.300mm anuais.

A maior parte das variedades de abacate desenvolve-se plenamente em locais com uma altitude até aos 750 metros, ou seja, sem prejuízo da qualidade e produtividade.

Apesar de serem hermafroditas – flores masculinas e femininas na mesma inflorescência -, as variedades de abacate apresentam comportamentos distintos relativamente ao período do dia no qual ocorre abertura das flores. Algumas variedades abrem as flores femininas pela manhã e as masculinas à tarde, enquanto outras apresentam um comportamento inverso. Desta forma, no pomar de abacateiro é necessário ter dois tipos da planta para garantir a fecundação das flores.

abacates

O terreno deve ser abrigado de ventos fortes, devido à delicadeza da árvore e à possibilidade de danificar as flores e frutos. Terrenos muito próximos do mar também não são ideais para plantar abacate, devido à sensibilidade da árvore ao sal. O solo ideal deve ter um pH entre os 6.2-6.5.

Numa plantação profissional, plantar abacate com árvores enxertadas é uma melhor opção relativamente à semente: providencia maior qualidade e produtividade, para além de ter, naturalmente, um tempo mais reduzido até ao início da produção (3-5 anos para as árvores enxertadas e 5-7 anos para as sementes).

Trata-se de um fruto que não amadurece na árvore, caindo da mesma naturalmente. Desta forma, é necessário efetuar a colheita em verde, assim que o tamanho indique que está pronto a amadurecer em poucos dias – evitando que caia ao chão e se danifique.

É expectável que uma instalação comercial de abacate atinja uma produtividade global de 10 a 20 toneladas por hectare.

Comercialização

Em Portugal, a época de produção e comercialização ocorre durante praticamente todo o ano, devido à plantação de diferentes variedades – precoces, meia-estação e tardias – com polinizadoras que florescem na mesma época.

A balança comercial é deficitária. O escoamento do abacate, no Algarve, é feito com alguma dificuldade, sobretudo devido ao hábito não enraizado de consumo deste fruto. Apesar disso, as variedades Reed e Hass são as mais bem aceites pelo consumidor. Parte significativa da produção no Algarve da variedade Hass é exportada para Espanha. O abacate da Madeira é consumido na Região.

As variedades Hass e Bacon são as que apresentam, em regra, preços mais altos, atingindo em média 1,60€/kg – preço pago em mercado produtor.

Características do Fruto

O abacate é um fruto muito rico em gorduras monoinsaturadas, sendo esta a principal vantagem do seu consumo. Recomenda-se a sua integração na dieta de indivíduos com distúrbios cardiovasculares. Contém baixo teor de hidratos de carbono e proteínas, sendo rico em magnésio e potássio. Pela riqueza em provitamina A e vitamina E, constitui-se como um ótimo antioxidante. A principal desvantagem no consumo de abacate é a elevada quantidade de calorias – aporta um valor energético de 160 Kcal por cada 100g.

O seu amadurecimento acelera se o abacate for armazenado juntamente com outros frutos que libertem gás etileno durante o processo de amadurecimento, como por exemplo as bananas.

Para escolher um bom fruto, é necessário ter atenção e verificar se os frutos não têm manchas negras ou demasiada maturação: o abacate deverá manter a pele intacta e, sob pressão com o polegar, o fruto não deve ceder.

Quando o abacate não está totalmente maduro, deve ser conservado durante 1 a 3 dias à temperatura ambiente. Porém, nos casos em que já está maduro, deve ser conservado no frigorífico, na parte menos fria. Se for consumida apenas uma parte do abacate, o restante poderá ser guardado sem que se estraguem, bastando para tal verter sumo de limão sobre o fruto.

O abacate é normalmente consumido isoladamente ou em saladas temperadas com molhos, como o famoso guacamole mexicano, ou como sobremesa.

Fonte: GPP / Plubee / Globo Rural.

Showing 51 comments
  • Joaquim Borras

    Vendo galhos para enxertar
    Vendo também árvores enxertadas
    Da qualidade Hass , Fuerte , Bacon

  • Edgar Silva

    Boa Tarde! Estou a iniciar a minha plantação de abacate num hectare (zona Centro de Portugal). Em 2019 tive produção (março a setembro) de 3 toneladas da qualidade “Fuerte” mas prevejo chegar às 30 toneladas em 3 anos. Estou a pesquisar eventuais interessados na compra em grande escala. Também pretendo comercializar árvores (por enxertar). Agradeço contatos através do e-mail: edgarjorge1@gmail.com.
    Cumprimentos,
    Edgar

  • Rogerio

    Bom dia qual a diferença entre abacate e aviva-te, obrigado

  • Mário Santos

    Bom dia,

    Gostaria de saber quem são os produtores de abacates para comercialização em larga escala. Podem ajudar?

  • Paulino Barreiro

    Sou de Angola e desde criança que gosto muito de abacate.
    O abacateiro (árvore que dá o abacate e não “pera abacate”, como erradamente muitos dizem), há em maior quantidade no norte,
    onde o clima é bastante quente, do que no sul, com clima mais frio.

    Lá a plantação faz-se apenas do caroço e a árvore demora alguns anos a produzir, pelo menos 3. Há abacates de várias qualidade e tamanhos.

    Outra árvore que também gostava de ver experimentada em Portugal é o mamoeiro, de uma qualidade que chega a dar papaias com mais de 5 quilos,
    vermelhinhas por dentro e doces como mel.

    O mamão ou papaia é igualmente um fruto muito bom para a saúde.
    Julgo que a Madeira, o Baixo Alentejo e o Algarve têm possibilidades
    de produzirem estes frutos.

  • José Lourenço

    Tenho vários abacates de caroços que semeei, no entanto agora gostaria dos enxertar pois acho que produzem de forma mais rápida, moro em Lagos, o que posso fazer?

  • Juvenal Nunes

    Faço a pergunta a quem me souber dar a resposta: uma vez que os frutos não amadurecem na árvore, quando é que se podem colher?
    Desde já o meu muito obrigado.

    Juvenal Nunes

  • Cesário Gonçalves

    Olá sofia Moreira
    precisava duns galhos para enxertar gostaria de entrar em contacto consigo Obrigado
    cfpg_goncalves@hotmail.com

  • Francisco Martins

    Francisco Martins,a quem pergunta em que época são feitos os enxertos dos abacates,como eu também já perguntei e particularmente consegui saber,e já enxertei este ano,publico aqui que é a partir mais ou menos dos fins de Fevereiro e 15 de Março.

  • Simões

    A enxerto faz-se em outubro por garfo e podem ser compradas árvores em qualquer viveiro de qualidade

  • Simões

    Os abacateiros vendem-se em qualquer bom viveiro ou centro comercial

  • Jorge Barra

    Boa Tarde,
    Gostava de obter alguma informação. Nós temos um terreno na zona de Lisboa, perto de Sintra, onde gostavamos de ter um pomar de abacateiros. O nosso terreno é soalheiro e abrigado, mas tem uma altitude de 150 metros. Nos gostariamos de saber se isto vai de alguma forma afectar a nossa produção no futuro.
    Obrigado

  • Carlos costa

    Bom dia , alguém pode ajudar em me dizer o mês que posso enxertar um abacate que tenho em minha casa vivo no Porto por favor dê-me uma ajuda pois já fiz em agosto e não deu certo
    Obg

  • Francisco Silva Martins

    Francisco Silva Martins, gostaria de saber exatamente em que época do ano se fazem os enxertos de garfo do Abacate? e se também existem enxertos por bolha e em que altura do ano? Obrigada, pela ajuda.

  • ZARA

    bOM DIA, TENHO TERRENO COM CERCA DE 17 000 METROS NO CENTRO DO ALGARVE, ALFUMA FIRMA PARA A PLANTAÇAO DE ABACATES, GOSTARI ADE ALUGAR O TERRENO OU FAZER UMA PARCERIA

  • Filipe

    Eu Compro abacates – contactos-nos: +351 934 004 581

  • Francisco Martins

    Francisco Martins- Amares Braga- gostaria que me informassem por favor em que mês se faz a enxertia do abacate e como se define a qualidade deles,Obrigados. nunca disse nada nada aqui.peço informação por favor.

  • Francisco Martins

    Francisco Martins- Amares Braga- gostaria que me informassem por favor em que mês se faz a enxertia do abacate e como se define a qualidade deles,Obrigados

  • Adalgiza Alexandra

    Olá,
    Gostava de plantar cerca de 100 abacateiros ( abacate-pera)
    Onde poderei comprar árvores já enxertadas ?

  • Helena

    Tenho vários abacateiro no meu jardim em Almada (distrito de Setúbal )foram todos semeados de caroços de abacates comprados no supermercado. Alguns já dão fruto

  • Jose Dias

    Onde posso encontrar dois abacateiros de óptima qualidade pois queria plantar num terreno em Bragança. Cumprimentos
    Mas queria que estivessem encheria dos.

  • Nuno

    Boa tarde,
    Resido na zona da serra do caramulo, nao é uma serra muito alta mas tem um clima agreste, sobretudo no que diz respeito a ventos.
    Possuo um terreno abrigado, soalheiro, a meio da serra e com alguma dimensão e gostava de explorar a possibilidade de plantação de abacate.
    A terra é preta, não é barrenta.
    A minha questão é saber se é viavel e justifica o investimento, pois tenho receio que a condicionante da altitude e das temperaturas prejudique a produção das árvores.
    Agradeço, a ajuda.

    Obrigado

  • Alberto Chaves

    Bom dia
    Reside em Ponta Delgada e tenho uma quinta. Comprei em Novembro de 2017 uma planta enxertada de abacate mas nao sei a qualidade.
    Gostaria de saber se uma chega e caso seja necessario duas plantas como ver a qualidade dela e como se vê se é macho ou femea.
    Agradeço sua ajuda e melhores cumptimentos

  • João Carvalho

    Bom dia.
    Questiono qual a época do ano ideal para podar o abacateiro? Antes ou depois da floração?
    Obrigado

  • José Ramos

    Na zona de Paredes / Distrito do Porto, quando se pode iniciar o enxerto do abacateiro ?
    Onde poderei comprar árvores já enxertadas prontas a transplantar?

  • Kátia

    Preciso de polpa abacate pura congelada para enviar para Alemanha
    Uns 100 kg

  • Jorge

    Sr Joaquim Ferreira pode me contactar por email…. jsrodrigues1@gmail.com

  • Maria

    Boa noite

    Pretendo fazer uma pequena plantação de abacateiros Hass e bacon , onde posso comprar e quais os preços

  • José Rosa

    Bom dia!
    Plantar Abacate com o clima que temos no Alentejo será razoável?
    Achei interessante a ideia mas tenho algumas reservas, além de que preciso de mais informação.
    Cumpr´s

  • Jorge

    Olá
    Gostava de plantar alguma árvore num quintal na zona de Lisboa.
    Onde posso comprar árvore e quais variadas devo usar?
    Obg

  • Edgar

    Olá boa noite estou às pensar em fazer um pumar de abacate cerca de 200pes onde posso comprar e variadades que devo plantar o pomar vai ser em Alentejo litoral junto ao mar

  • Carla

    Boa noite. Tenho abacates para venda , biológico só rego com água.
    Sou da zona Mem-Martins/Sintra.
    Vendo a 2.30€ kg.
    Interessados contactar:938230230

  • Joaquim Ferreira

    Boa noite Sr Jorge posso contacta-lo atraves do seu Email?

  • Francisco

    Olá, moro na zona do Vale do Sousa e tenho um abacateiro com cerca de dez anos em que começou a dar frutos à dois anos, mas ficam sempre pequenos no máximo do tamanho do kiwi, e caem na altura de janeiro/fevereiro com os temporais.
    Contaram-me uma “técnica” usada no Brasil para dar frutos grandes, em que consistia em algo de furar o tronco do abacateiro e introduzir uma ponta de galho verde do próprio abacateiro, Alguém tem conhecimento deste procedimento!!!!!! será verdade???

  • Sofia Moreira

    Vivo em Azeitão e tenho um abacateiro.
    Vive só de rega e dá-me pêras com cerca de 600 gramas cada.
    Vendo a 2.50 Euros o kg.

  • Vitor Lopes

    Bom dia
    Resido a norte do distrito de Leiria e tenho alguns abacateiros com bons resultados (fuerte e Hass) para consumo doméstico.
    Pretendo lançar-me na produção de abacate em maior escala mas gostaria de ter mais informação e aconselhamento sobre técnicas de produção e comercialização do produto.

  • jose Estêvão

    Pretendo fazer um pomar de abacates junto a faro quais as melhores variedades a semear e onde as posso obter assim com preços de arvores enxertadas. Será que existe algumas variedades que se possam aplicar nos barros de beja onde as temperaturas de inverno rondas os -2 ou -3 e no verão rodam os 40

  • Luís

    Bom dia,
    Resido numa zona do país onde ocorrem geadas durante algumas madrugadas invernais. Alguém me sabe informar qual(ais) a(s) variedade(s) mais indicadas para este tipo de situações climáticas? Segundo algumas pesquisas, li algures, que será a cultivar Hass. É isto verdade?

  • Eduardo

    Boa Tarde pretendo fazer um pomar de pêra abacate onde posso comprar a bom preço
    Obrigado

  • Abel Fonseca

    Tenho dois abacateiros no meu quintal. Um, com cerca de dois metros, originário de um caroço, plantado à cerca de três anos. Nunca deu qualquer flor, embora esteja saudável e muito bonito.
    Outro, comprado no ano passado, enxertado, “Fuerte”, que tem atualmente, cerca de 80 cm.
    Este ano já deu milhares de flores, que foram caindo. Na semana passada, numa inspeção minuciosa ao abacateiro, encontrei um abacate com o tamanho de um caroço de cereja. Poderá vir a cair, mas já é um bom começo.
    Está plantado em Mangualde-Viseu.

  • joao

    Na plantação deve existir mais de uma variedade, e de preferência todas por enxertia, por forma a facilitar a polinização, não carece de grandes cuidados, no entanto é conveniente fazer 2/3 aplicação de adubo / ano, rico em fosforo, potássio, nitrogénio e ferro, sem esquecer a aplicação de estrume. etc, caso necessitem posso fazer a respectiva enxertia.

  • Ilidio guerra marques

    Tenho três abacateiro em Sesimbra :um Hass que produziu 70 frutos neste 4o ano e dois outros de casca lisa( não sei o nome exato) que carregam milhares de flores, mas qd os frutos estão do tamanho de um bago de arroz, começa o pé a ficar rosa/ roxo e caem todos.
    O que posso ou devo fazer para que aguentem os frutos? Alguma cura? Algum adubo especial?
    Por que motivo perde os pequenos frutos?
    Agradeço imenso a ajuda que possa dar me.Nunca fiz qualquer cura dos abacateiros?Que curas ou tratamentos tenho de fazer e em que altura? Na floração?antes?qd já tem frutos? De que tamanho?

  • jorge

    Os enxertos fazem se em Outubro de garfo…

  • Sofia

    Boa tarde,
    Da imensa variedade existente, li que há duas (pelo menos) que são ideais para plantar quando não há muito espaço. A fortuna e a margarida (espero não estar a errar os nomes). Há realmente a possibilidade de se plantar a árvore num quintal/varanda? E onde arranjo essa espécie em Portugal para poder plantar?
    Agradeço desde já,
    Sofia Pereira

  • agostinha mendes

    gostava de saber onde comprar a planta pêra abacate

  • Nelson

    Em que altura do ano se procede ao enxerto da árvore?

  • agostinha mendes

    gostava de ter uma árvore de pêra abacate , não sei onde se vende este árvore ,gostava de saber se vendem árvores de pêra abacate
    obrigada

  • Ana Fernanda Ribeiro Albuquerque Albuquerque

    Boa Noite

    Gostaria de plantar duas variedades de abacateiro no meu quintal na região de Vila Real. Pode-me dizer aonde os posso arranjar? Agradece Ana

  • C. Sousa

    Boa tarde, procuro po de abacate, onde posso encontrar em Lisboa?
    Grata,
    Cumprimentos cordiais
    C. Sousa

  • jorge

    boa tarde
    quantas arvores pretende e qual a zona onde está a pensar instalar o seu pomar?
    Poderá obter mais informação através do email: tibusconsulting@gmail.com
    cump.
    Jorge

  • ap

    onde posso comprar as arvores e ter acesso a mais informaçao?

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

Greening dos Citrinos: investigadores identificam fase mais vulnerável à infeçãoDesenvolvido robot para a colheita automatizada de maçãs