Produção e Comercialização de Cogumelos

 In Artigos Técnicos & Comerciais, Floresta, Horticultura

Os maiores produtores mundiais de cogumelos são a China, Itália, Estados Unidos da América, Holanda, Polónia e Espanha.

Cogumelos é o nome comum dado às frutificações de alguns fungos das divisões Basidiomycota e Ascomycota, pertencendo a uma família própria – os fungos.

Um recente estudo veiculado pelo FreshPlaza demonstrou que o Mercado dos cogumelos valeu aproximadamente 35 mil milhões em 2015. Entre 2016 e 2021, é expectável que o mercado cresça 9,2%.
Calcula-se que existam aproximadamente cerca de 4500 espécies de cogumelos no mundo, estando apenas 300 identificadas no nosso país. Destas, pouco mais de uma dezena são comestíveis.
Os principais tipos comercializados em Portugal são o cogumelo branco, seguindo-se o castanho, o shiitake, cogumelo preto do Japão, e o silvestre.

Produção

O cultivo deste fungo é relativamente simples, sendo necessário ter controlo/atenção sobre a temperatura, humidade e ventilação. Fungo muito sensível, o cogumelo cresce bem com uma temperatura entre 20ºC e 24ºC, com humidade de 70% a 80%. Uma boa ventilação é também necessária para não haver acumulação de gases nocivos libertados pelo fungo.

Os cogumelos silvestres desenvolvem-se no interior de pinhais e bosques, onde existam folhas secas e manta morta em decomposição. Geralmente, são apanhados logo de manhã, passam pelo arrefecimento e são embalados, chegando ao circuito de distribuição ao fim da tarde. O consumidor usufrui, deste modo, de um produto de qualidade, pois encontra-se disponível no próprio dia.

No cultivo profissional, os cogumelos são sujeitos a uma seleção rigorosa, um controlo permanente durante todo o processo, adequada conservação no frio e um embalamento ótimo, para que o produto se mantenha nas melhores condições possíveis.

Comercialização

A maior parte dos cogumelos são comercializados em fresco, mas outros são secos – conservação por desidratação, congelação – conservação, por baixas temperaturas, esterilizados – conservação por altas temperaturas ou em salmoura – conservação em sal ou em vinagre.

A comercialização dos silvestres efetua-se durante os meses de março a maio, outubro e novembro, altura em que existe precipitação e, simultaneamente, as temperaturas são amenas. O escoamento no mercado nacional é efetuado maioritariamente através de hipermercados, mercados abastecedores, hotéis e restaurantes. Segundo dados do GPP, cerca de metade da produção é escoada para fora do país, nomeadamente para os mercados espanhol e francês.

Os cogumelos de cultura são produzidos e comercializados durante todo o ano, tendo a balança comercial deste alimento um saldo positivo em Portugal. Os principais compradores continuam a ser a França e a Espanha, que juntas absorvem 74% das exportações, seguindo-se a Itália e a Alemanha.

É esperado um grande crescimento do consumo nos países asiáticos. O consumo deste fungo na China, Japão e Índia, é muito significativo. Em parte devido ao crescente foco nos alimentos biológicos e saudáveis, a procura por este fungo vai continuar a crescer. A Europa é o maior mercado para cogumelos cultivados, contando com mais de 35% do mercado global. Para além disso, a procura está a crescer na América do Norte, e a América do Sul está também a registar um crescimento explosivo.
Entretanto, África e o Médio Oriente também registam crescimentos, mas a um ritmo mais moderado.

Alguns Mercados da Europa

O principal destino dos cogumelos polacos é o Reino Unido. Os distribuidores polacos no mercado britânico tiveram que aumentar os preços devido à instabilidade da libra após o Brexit. O Reino Unido é o maior mercado para os exportadores polacos.

A maioria dos preços, contudo, são estipulados em contratos anuais; por isso, os exportadores estão atualmente a efetuar envios com prejuízo. Nem todos os importadores britânicos estão dispostos a pagar preços mais elevados pelos cogumelos polacos. Apesar desta situação, o Reino Unido continua a ser um mercado interessante para a produção polaca devido ao seu elevado consumo.

A procura é alta todo o ano, com picos em setembro e novembro. A maioria dos cogumelos fornecidos para o mercado britânico ainda são o branco e o castanho. Alguns exportadores afirmam que o seu leque foi aumentado há cerca de dois anos com o shiitake, enoki e shimeji. Os cogumelos de origem asiática têm tido um bom grau de penetração no mercado britânico.

O Mercado deste fungo na Alemanha é bastante ativo durante o verão. Neste país, a procura por cogumelos tem-se mantido estável durante a última década. Devido aos baixos preços para os cogumelos brancos e a boa disponibilidade ao longo do ano, o crescimento de cogumelos exóticos não teve impacto neste mercado. Apesar da maior concorrência do cogumelo castanho, o cogumelo branco continua a dominar o mercado. Em média, um retalhista vende 5 vezes mais cogumelos brancos do que castanhos.

O Reino Unido é tradicionalmente um grande Mercado de destino da produção da Holanda, e o Brexit causou alguma preocupação. Sob pressão dos cogumelos polacos, muitas empresas foram obrigadas a fundir-se. De algumas centenas de empresas no passado, a Holanda conta agora com aproximadamente 100 produtores. O cogumelo castanho é a variedade que tem registado maior crescimento. Dado o fornecimento reduzido, o preço de cogumelos processados tem aumentado substancialmente ao longo dos anos.

O setor de produção de cogumelos da Bélgica consolidou-se nos anos mais recentes. De mais de 80 produtores ativos, sobram agora cerca de 30. Curiosamente, na Bélgica, não existem intermediários no setor, pelo que a maioria dos produtores são também “traders”. O preço pago aos produtores belgas acompanha o valor de mercado, com uma variação para cima ou para baixo consoante a qualidade do fornecimento. A Bélgica começa cada vez mais a valorizar a qualidade em detrimento do preço.

O Mercado britânico é atrativo. Os cogumelos brancos mantêm-se populares, mas os cogumelos castanhos estão a ganhar terreno. Devido à queda da moeda, tem-se registado pressão no mercado, mas essa pressão parece não ter ainda atingido a fileira dos cogumelos de forma muito significativa. Os cogumelos mais exóticos estão a registar algum crescimento.

Várias formas de cozinhar e… consumir

O cogumelo é um alimento com alto valor nutritivo, com quantidade de proteínas quase equivalente à da carne, e superior a alguns vegetais e frutas, ricos em vitaminas e com baixo teor de gordura e hidratos de carbono.

O consumo destes fungos estimula o sistema imunológico e os cogumelos têm-se conotado como aliados importantes no tratamento complementar de várias doenças, tais como cancro, hepatite, HPV, SIDA, entre outras.

Estes fungos podem preparar-se de várias maneiras, desde assados, cozidos a vapor, salteados, em saladas, em cremes, molhos, sopas ou pizzas. Antes de serem cozinhados, deve-se adicionar-lhes sumo de limão para obter um sabor mais suave e evitar que escureçam por oxidação.

Fontes: OMAIAA / Fresh Plaza / Maps of World

Encontre soluções de embalagens para cogumelos em:

logo-sirane-food_mini

 

Showing 50 comments
  • Sandro

    MEU NOME É SANDRO SOU DO BRASIL,E TENHO MAIS DE UMA DÉCADA DE EXPERIÊNCIA NO PLANTIO DE COGUMELOS EM GERAL, PRINCIPALMENTE O PLEUROTOS, CONHEÇO DESDE A FORMULAÇÃO DO SUBSTRATO (UMIDADE, TEMPERATURA, COLHEITA E EMBALAGENS E ETC.) ATÉ A COMERCIALIZAÇÃO DO PRODUTO, ESTOU À PROCURA DE MUDAR DE PAÍS, CASO ALGUÉM VENHA INTERESSAR POR MINHA MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA, ESTOU À PROCURA DE PROPOSTAS DE TRABALHO.

  • João Tiago Ferreira

    Sou produtor de cogumelo shiitake em modo produção biologico , quem estiver interessado em comercializar o meu produto entre em contacto. obrigado
    TEL:919097440

  • Neuza Gonçalves

    Olá
    Gostaria de saber quais os passos a seguir, viabilidade, variedade mais aconselhada, os passos mais correctos, necessidades, cursos, todo processo necessário para um projecto desta envergadura, bem como margens para este tipo de negócio.

    Vivo na Lourinhã.

    O meu contacto neuza.goncalves@gmail.com

  • Flávia Silva

    Bom dia a todo

    Sou do norte, mais especificamente do Porto e pretendo criar o meu próprio negócio. A produção de cogumelos suscitou-me bastante interesse no entanto tenho imensas duvidas de como começar .
    1.º Produção : quais os materiais e ferramentas necessárias e qual o melhor modo.
    2.º Cogumelos: quais as espécies mais rentáveis e adaptados ao nosso clima.
    3.º Tempos: após o inicio da produção qual o tempo estimado para a colheita e posterior venda.
    4.ºNegocio: exemplo de rentabilidades de negócios já implementados ( valor investimento / valor receita ).
    5.º Formação: há formação no norte de Portugal?

    Muito Obrigada
    Flávia – flaviampms@hotmail.com

  • Paulo jorge Marinho

    Boas, estou interessado em começar a produzir cogumelos shitake,mas tenho algumas dúvidas quanto à quantidade para ser rentável e como posso vender a produção. Obrigado
    Paulomarinho30@gmail.com

  • Toni

    Olá sou coletor de cogumelos silvestres, caso existam restaurantes interessados contactar para o meu email.
    toni_leitao@sapo.pt
    Telem.934098536
    Produtos de elevada qualidade.

  • Joao Tiago Ferreira

    Ola, sou produtor de cogumelos shiitake em carvalho, produção biológica com certificado. Interessados podem contactar. Obrigada

    carreirainbio@gmail.com

  • Marta Azevedo

    Sou produtora de cogumelo shiitaki biologico em substrato, a granel ou desidratado, quem estiver interessado em comercializar o meu produto entre em contacto. obrigada
    fungitrend@gmail.com

  • Cidália afonso

    Boa tarde
    Sou produtora de cogumelo Shiitake em modo biológica , na zona de trás os montes.
    Procuro futuros clientes
    914515143
    Obrigada

  • carlos resende

    Boa tarde somas a empresa cogumelos dos Melos em portugal tenho uma produçao de cogumelos pleurotus em portugal alguem interessado em comercializar o meu produto entre em contacto 910446305 obrigado

  • RUI PIRES

    Bom dia. Vivo nos arredores do Porto e estou interessado em produzir cogumelos. Gostaria de saber aonde posso ter formação (produção, investimento e venda).
    Obrigado.

  • Hugo Lopes

    Boas.
    Gostaria de saber quais os passos a seguir, viabilidade, variedade mais aconcelhada, os passos mais correctos, necessidades, cursos, todo processo necessário para um projecto desta envergadura.

    Vivo no Algarve. Obrigado

    O meu contacto/whatsapp é 966499516 ou hugovlopes@gmail

  • Gizeli

    Olá, Me chamo Gizeli .. irei iniciar cultivo de cogumelos orgânicos IN NATURA .. Conservas e Desidratados .. Comestíveis e Medicinais .. Interessados a parceria estou aberta a negociações de valores .. enviar por e-mail .. gizelialves2@gmail.com

  • Amelia

    Bom dia, sou mocambicana e gostaria de me “aventurar” no mundo dos cogumelos. Gostaria de saber quais os passos a seguir, viabilidade, variedade mais aconcelhada, os passos mais correctos, necessidades, cursos, enfim, todo processo necessário para um projecto desta envergadura.

  • Daniel Oliveira

    Bom dia. Sou responsavel de producao de cogumelos numa empresa suica. Importamos todo o tipo de cogumelos para venda no mercado suico. Quem estiver interessado em exportar me contacte pelo email danielviscom24@gmail.com

  • Tiago Fernandes

    Boas, vou começar a produzir cogumelos em média escala em meados de Janeiro/Fevereiro.
    Gostaria de saber se existe algum distribuidor interessado em escoar o meu produto.
    E-mail: tiagomef7@gmail.com
    Cumprimentos
    Tiago Fernandes

  • Rafael Bragança

    Boa tarde, sou produtor de cogumelos shiitake em modo biológico no distrito da Guarda, tenho alguns habituais compradores, mas produzo mais Shitake do que o que consigo vender, alguem está em interessado em adquirir o shitake que produzo?

    Contactos: rafael.rbraganca@gmail.com
    Tlm: 963905849

  • Philippe Elskens

    I am growing high-quality organic Oyster mushrooms in Porto.
    Possible interested buyers can contact me on elskens.philippe@gmail.com.
    Looking forward to hearing from you!

  • Rui Pedro

    Gostava de saber sobre o perfil de cliente de um consumidor de cogumelos

  • joao coelho

    tenho um trestaurante e muito consumo de cogomelos brancos medios meu contacto 961 141 883 obrigado

  • Maria

    Boa tarde,

    Tenho interesse em comercializar os v/ produtos fora do pais
    O meu contato:

    geral.maria,pt@gmail.com

  • Jorge

    Bom dia
    Tenho interesse em começar a produzir cogumelos shiitake em tronco (modo biológico). Procuro quem me possa dar informação de como iniciar a sua produção(quais os passos a seguir) mas também não tenho qualquer tipo de conhecimento relativamente ao seu mercado. a quem possa vender e por esse motivo ainda não iniciei esta prática. Será que me podem dar algum tipo de orientação?
    Grato pela atenção

  • Paulo Roberto Gonçalves

    Olá sou produtor de cogumelo do genero agaricus blazei aqui no Brasil e gostaria de formalizar comércio em outras partes do mundo, se alguem tiver interesse estou disponível para maiores informaçoes.
    Meu email paulo.robgoncalves@yahoo.com

  • Alberto

    Boa tarde, estou a iniciar um projeto de produção de cogumelos Shiitake em tronco (modo biológico) neste momento procuro contactos com futuros potenciais clientes ou interessados.

    Obrigado a todos.
    tojal.trigo@hotmail.com

  • Luis

    Bom dia Pedro Henrique
    Estou interessado. Entre em contacto.
    Obrigado

  • Pedro Henrique

    Produzo cogumelos das variedades: Ostras (cinzentos, amarelos e rosa), Shiitake, Cogumelo do Cardo, Nameko, Shimeji branco, Pioppino e Maitake.
    Procuro distribuidores.

  • Cristina Silva

    Boa tarde

    Resido na zona centro de Portugal e pretendo criar o meu próprio negócio. A produção de cogumelos suscitou me bastante interesse no entanto tenho imensas duvidas de como começar .
    1.º produção : quais os materiais e ferramentas necessárias
    2.º quais as espécies mais vendáveis
    3.º após o inicio da produção qual o tempo estimado para a colheita e posterior venda
    4.º exemplo de rentabilidades de negócios já implementados ( valor investimento / valor receita ) .
    Obrigada

  • Rita Freitas

    Bom dia

    Tenho interesse em começar a produzir cogumelos, mas não tenho qualquer tipo de conhecimento relativamente ao seu mercado. Não sei quais as variedades mais procuradas nem a quem possa vender e por esse motivo ainda não iniciei esta prática. Será que me podem dar algum tipo de orientação?

    Grata pela atnção

  • Damián

    Hola. Estoy interesado en comprar shiitake de producción en tronco. Tengo una distribuidora de setas. Por favor envíen e-mail a. lacalledvd@hotmail.com.

  • Helder Rosa

    Boa tarde.
    Estou no início de produção de pleurotos em pequena escala, tenho algum conhecimento no mercado.
    Caso não dê escoamento escoamento algum contacto.
    Zona da Póvoa de Varzim.
    helderserie1@hotmail.com
    Comprimentos a todos

  • Alexandre Silva

    Todos os anos apanho cogumelos silvestres para consumo próprio, alguém conhece ou tem interesse em comprar este produtos vinda da beira interior?
    pinhao.alfarroba@hotmail.com

  • Henrique Cunha

    Boa tarde a todos os produtores de cogumelos, estamos a criar uma plataforma de venda para pequenos produtores, os que estiverem interessados em participar devem enviar valor/Kg pretendido e quantidades de produção para agrodirect.pt@gmail.com. Votos de bons negócios para todos.

  • Vitor Gomes

    Boa noite, eu gostava de saber se ha alguem ou alguma empresa na zona norte que me pode-se ajudar.
    Eu tenho interesse em começar a produzir cogumelos, mas tenho muitas e muitas duvidas por exemplo em relação ao investimento inicial e depois ao escoamento do produto que pelo que ja vi aqui nao é nada facil!
    Desde ja muito obrigado a quem poder dar alguma ajuda.
    917444482

  • José Ribeiro

    Boa tarde, sou produtor de cogumelos shiitake em substrato lenhocelulósico em VN Gaia.

    A partir de Setembro 2018 terei 2 toneladas/Mês de cogumelos. Procuro alguém interessado na comercialização.

    Zemarioribeiro73@gmail.com

    937362110

  • Ricardo Santos

    Ola, sou produtor de cogumelos shitake á 10 meses gostaria que alguém me podesse ajudar a comercializar o produto…

  • Daniel

    Ola boa noite sou produtor/dustribuidor tenho interesse em comercializar os vossos produtos quer em portugal quer para exportacao. Tenho a logistica montada.
    danielqueiros85@gmail.com

  • Renato Bragança

    Boa tarde, sou produtor de cogumelos shiitake em modo biológico no distrito da Guarda, alguém está interessado em escoar o meu produto.

    email: Renatob87@gmail.com
    tlm:969024246

  • Délia Maria Ferreira da Costa

    Bom dia Flávia, estou a fazer um estudo de mercado para a produção de cogumelos procuro compradores estaria interessada em comprar a produção costadelia8@gmail.com

  • Rosa Vieira

    Tenho substrato inoculado com pleurotus ostreatus com produção para daqui a 2 semanas. Se alguém tiver interesse p.f. contacte para rosa.vieira@vodafone.pt

  • Jorge Ferreira

    Subscrevo as intenções do caríssimo colega Bruno Marques em epígrafe, para a inclusão da cultura de cogumelos shiitake.
    Logo, procuro também alguma ajuda, para que possa tornar este sonho familiar uma realidade, por favor.

    Como bem fazer?
    Quais os passos corretos?
    Quais as necessidades? cursos,autorizações, viabilidade, etc.
    Enfim todo o processo necessário a um projecto desta envergadura.

    Contacto: correiojo@gmail.com

  • Bruno Marques

    O meu nome é Bruno Marques e resido fora de Portugal.
    Daqui a 1 ano estarei de volta ao país e procuro um projecto que me permita em conjunto com familia, fazer um bom aproveitamento dos espaços que temos e tirar partido financeiro deles.
    Depois de muita procura, chegámos á conclusão que a produção de cogumelo seria a aposta certa.
    Com esta introdução o que procuro é alguma orientação para que possamos tornar este sonho familiar em realidade.

    Qual o primeiro passo, o que fazer, cursos, autorizações, viabilidade, enfim todo o processo necessário ao projecto

    O meu contacto é prodmage@gmail.com

  • Daniel Reis Marques

    Bom dia, sou comerciante de frutas e legumes no Luxemburgo, estou interessado em comprar em Portugal cogumelos de todas as variadades disponíveis. Quem estiver interessado em vender fica aqui o meu contacto.
    Daniel Reis Marques. 00352 621 523 676 ou daniel.letsfruit@gmail.com

  • Rosa Vieira

    Boa tarde, sou produtora de cogumelos pleurotus. No próximo Outono terei dsponível cogumelos silvestres

    Se alguém estiver interesado queira p.f. contactar/informar. Muito Obrigada (914660848)

  • Carla

    Olá Flavia ,eu tambem tenho produção de cogumelos shiitake,a maior parte de carvalho modo biologico e certificação, esta interessada ?

  • Raquel

    Bom dia! Gostava de saber se existe alguém interessado em comercializar os meus produtos. Tenho produção de vários tipos de cogumelos.

  • Miguel

    Boa tarde, sou produtor de cogumelos shiitake em modo biológico na zona norte de Portugal, Alguém com interesse em comercializar o meu produto? cumprimentos. Miguel Novais

  • Alexandra

    Gostava de saber o valor de investimento, para dar início a uma produção de cogumelos Bio para 1000 m2.

  • Flavia

    Olá Rui! Tenho interesse em comercializar o produto. Entre em contato, por favor! Obrigada!

  • rui

    ola sou produtor de cogumelos shitake em modo biológico! mas estou a ter muitas dificuldades em escoar o meu produto!
    Agradecia a quem me pudesse dar alguns contactos de potenciais compradores! obrigado

  • Alberto Sousa

    E quem são os principais traders de cogumelos em Portugal?

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

Desenvolvida tecnologia para prolongar vida útil de frutas e legumes