RIPPA: robot que identifica pestes, remove ervas daninhas e… fertiliza

 In Artigos Técnicos & Comerciais, Maquinaria

O RIPPA é um protótipo desenvolvido por investigadores australianos que pode estimar a produtividade, remover ervas daninhas, fertilizar, identificar pestes e corpos estranhos, e tem uma autonomia de 21 horas.

Um protótipo desenvolvido por investigadores australianos pode ser a chave para a redução de riscos causados por pestes e corpos estranhos presentes nas explorações agrícolas.

Durante os testes conduzidos numa exploração agrícola na Austrália (na cidade de Queensland), o robot, chamado RIPPA (Robot for Intelligent Perception and Precision Application), foi capaz de mapear a área de cultivo, detetar ervas daninhas e identificar pestes e corpos estranhos presentes no terreno, como pedras, vidro ou metal.
Segundo declarações dos investigadores australianos ao portal Fruitnet, a informação recolhida pelo robot pode ser também usada para estimar a produtividade e fertilizar as plantações.

Rippa_robot

Ao nível do desenvolvimento, o próximo objetivo passa pela construção de sistemas que permitam a remoção de ervas daninhas e corpos estranhos.
“O RIPPA dá-nos uma perspetiva de um futuro não muito longínquo, onde os produtores poderão ter a garantia de que nenhum corpo estranho fica muito tempo no seu terreno”, afirmou um investigador australiano responsável pelo projeto.

O robot pesa 250 kg e é movido a energia solar. O objetivo final deste projeto é limitar os riscos causados pelas pestes e corpos estranhos presentes nas explorações agrícolas, e aumentar a produtividade.

A possibilidade de existir um sistema autónomo capaz de executar estas funções é algo que agrada aos produtores, representando uma redução de tempo e custos. Os investigadores estimam que o robot chegue ao mercado dentro de 5 anos.

Ler aqui.

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

Produção e comercialização de melãoCientistas criam fórmula para o tomate que atrasa amolecimento