Rótulo do Produto: o “último quilómetro” para vender

 In Marketing & Comunicação

Um rótulo nunca descreve totalmente o produto, mas tem que dizer muito sobre ele. O rótulo de um produto é, em alguns casos, o elemento de maior peso na decisão de compra, pelo que a sua conceção não deve ser descurada, e a abordagem para o seu desenvolvimento deve compreender uma visão holística. O rótulo representa o último passo entre o seu produto e o seu cliente. Cores, textos, imagens, formato, embalagem, e disposição destes elementos compõem o visual dos rótulos.

No desenvolvimento do rótulo, existem alguns aspetos essenciais que deve ter em conta de forma a garantir um resultado final que seja apelativo e eficiente, potenciando as vendas. Para começar, quem deve gostar e sentir-se atraído pelo seu produto é o público-alvo, não o produtor ou o proprietário! Por isso, na avaliação, peça a opinião a potenciais clientes, e deixe os seus familiares e amigos mais próximos de fora.
Para os potenciais clientes que vêm pela primeira vez a marca através do produto, o rótulo vai determinar a perceção destes não só do produto em si, mas também sobre a… marca, por isso, lembre-se sempre da importância dos rótulos.

Legislação

Estude bem a legislação relativa ao produto, o design tem que encontrar um equilíbrio entre o processo criativo e a parte de informação obrigatória que o rótulo tem de conter. Aliás, a integração da informação obrigatória deve ser feita de forma criativa, natural e suave (sempre que possível).

Adequar o Rótulo ao Público Alvo e Canais de Venda

Antes de mais, é necessário definir claramente qual o público-alvo que o produto quer atingir e o posicionamento ambicionado e, de seguida, delinear quais os canais onde quer ter o produto disponível – Online? Grandes Superfícies? Multicanal? – O resultado desta definição permitirá otimizar e adequar o design do rótulo, tornando-o potencialmente mais eficiente. Por exemplo, ter um produto com o mesmo público-alvo, mas em diferentes canais: um produto que está à venda nas Grandes Superfícies, genericamente, irá ter uma concorrência com outros produtos muito maior do que num mercado local, então, a necessidade de diferenciação do produto é muito maior neste espaço, do que no mercado local que, pelo contrário, e dada a menor concorrência, a perceção do consumidor sobre os produtos irá ser totalmente diferente, pelo que uma diferenciação excessiva pode ter um efeito negativo, levando o potencial consumidor a não reconhecer o produto no imediato. Os canais, o público-alvo e o posicionamento ajudam a determinar qual a estratégia de design e comunicação mais eficiente e adequada para potenciar a venda do produto.

Criatividade com Clareza

Todas as mensagens devem ser passadas de forma objetiva e clara (daí a importância também de um bom logotipo). A introdução de ícones, o tipo de letra certo – entre outros elementos – podem ajudar à leitura e clareza da mensagem.

Material do Rótulo

A que condições está sujeito o seu produto? No desenvolvimento do rótulo, é necessário ter em conta em que condições o produto será transportado, armazenado e consumido, para se poder definir quais as melhores opções a tomar para o rótulo do produto.

Formato, Impressão e… Custos

É também importante encontrar o equilíbrio entre o formato da embalagem e do rótulo e… os custos de impressão. Provavelmente, não vale a pena ter um produto muito original se essa originalidade é conseguida à custa de um formato de impressão de rótulo que encarece significativamente o produto… Uma agência profissional e dedicada irá ter essa preocupação na hora de desenvolver o rótulo.

Dúvidas? Questões Adicionais? Contacte-nos.

Showing 2 comments
  • Marketing Agrícola

    Cara Ana Bazan,
    Visto que foi contactada para desenhar uma imagem original para ser utilizada no rótulo de uma marca, terá a possibilidade de negociar com a marca e optarem pela forma de remuneração e utilização dos direitos de imagem que mais aprouver a ambas as partes. Pode obter mais informações consultando o código do Direito de Autor e Direitos Conexos – https://www.spautores.pt/assets_live/165/codigododireitodeautorcdadclei162008.pdf e/ou contactar diretamente a Sociedade Portuguesa de Autores.

  • Ana Rute de Meneses Bazan

    Fui contactada para desenhar uma imagem para ser utilizada num rótulo de uma marca de vinho. Gostaria de saber, com base legal, se o valor que peço pelo meu trabalho deverá ser um valor único ou de acordo com o número de vendas do próprio produto. Pretendo assinar o desenho que vou produzir. Obrigada.

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

Investir em Marketing e Publicidade vale a pena? | Marketing AgrícolaRedes Sociais tendem a mudar relação dos utilizadores com a alimentação