A tecnologia na agricultura tem um papel fundamental

 In Notícias

“A digitalização e a agricultura de precisão são transversais a todos os sistemas e modos de produção agrícola”, defende Ricardo Braga, professor do ISA, especialista em agricultura de precisão, ao Jornal de Negócios.

No que diz respeito à contribuição que a agricultura de precisão pode dar para a sustentabilidade do setor agrícola, o especialista frisa que “o sucesso que a digitalização e a agricultura de precisão têm tido é inegável: há dez anos era quase desconhecida e, neste momento, todo o agricultor com alguma perspetiva de futuro a aponta como uma solução“.

Porque “estes sistemas, através de sensores diversos, informam os agricultores da quantidade de água e nutrientes que existem no solo e, com base nisso, permitem tomar decisões muito mais criteriosas de aplicação de água, nutrientes e fitofarmacêuticos – no momento certo, na quantidade certa, no local certo e do produto certo. Há, por isso, uma redução de custos e um enorme aumento da eficiência das aplicações, uma vez que a planta, no caso dos nutrientes, vai absorver tudo o que se coloca, não havendo perdas no solo de produtos que poderiam depois ser lixiviados e contaminarem águas, e aumentando a produtividade”.

A agricultura de precisão contribui, assim, para a sustentabilidade ambiental e económica do setor. Ao nível da sustentabilidade social, Ricardo Braga reconhece que “não se pode ignorar o debate em torno do facto de a digitalização poder reduzir algum emprego, mas destaca que uma das formas, e que muitos agricultores o estão a fazer, é dar formação aos seus colaboradores, de forma a permitir que se possam manter relevantes nesta nova forma de gestão das explorações agrícolas“.

Fonte:
https://www.jornaldenegocios.pt/sustentabilidade/detalhe/20210616-1009-a-intensificacao-tecnologica-agricola-e-indispensavel

Recommended Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

Agricultura portuguesa